4 Setembro 2008

Atenas, Grécia

Comecei o meu dia em Atenas pela praça Syntagma e o famoso render da guarda em frente ao edifício do Parlamento Grego.

Praça Syntagma e o parlamento grego em Atenas

Depois de umas voltas pela Plaka, um bairro típico no sopé da Acrópole, com muitas tabernas, onde comi um típico Gyros Pita, iniciei a minha visita à Acrópole. Para minha alegria, o meu cartão internacional de estudante era tudo quanto precisava para visitar todos os monumentos e museus gratuitamente.

A Acrópole de Atenas, Grécia

Apesar de parecer um estaleiro de obrar, a acrópole não desiludo. Os monumentos são realmente maravilhosos e relembram que ali nasceu a ordem politica que vivemos hoje. A vistas sobre a cidade são lindíssimas. Atenas estende-se a perder de vista, com algumas colinas rochosas a rasgarem o imenso manto branco de edifícios soalheiros.

Depois disto desci a Acrópole para visitar o Templo de Hefesto, a Ágora e o museu.

Para terminar o dia, a 20 minutos do por do Sol decidi ir ao topo da Colina de Lycabettus, a mais alta de Atenas. Inspirado nos atletas gregos fiz o caminho de subida a correr e cheguei ao topo a 5 minutos do Sol se ocultar.

E assim terminou o dia, com mais uns petiscos na Plaka e um regresso a casa, depois de ter sabido de manhã que ia ter um dia extra em Meteora, pois o comboio nocturno para Istambul já estava esgotado para os dois dias seguintes… Ainda bem! Meteora vale mesmo a pena!

Por do Sol sobre a cidade de Atenas