Centro histórico de Sighişoara, Transilvânia, Roménia
Fundada no século XIII por artesãos e comerciantes alemães, Sighişoara foi uma pequena cidade medieval que desempenhou um importante papel estratégico e comercial na Europa Central.
O centro histórico mantém ainda hoje os traços dum centro urbano medieval com as suas ruas estreitas onde no piso inferior das casa funcionava uma loja ou uma oficina e nos pisos superiores a habitação.
Naturalmente que estas oficinas foram substituídas por restaurantes e lojas de recordações e os pisos superiores por hotéis, mas as fachadas, as ruas sombrias à noite e coloridas durante o dia mantêm-se lá, assim como as impressionantes igrejas e a enorme torre do relógio que protege a principal rua de acesso à zona alta da cidade.
Sighisoara é a cidade com a melhor iluminação nocturna que vi até hoje por isso, na sua viagem à Roménia inclua pelo menos uma noite aqui.
Locais a visitar
O centro histórico de Sighişoara é muito pequeno e não precisará mais do que meio dia e claro, uma noite, pela razão que já expliquei. Enquanto andar a deambular pelas estreitas ruas e pequenas praças, há alguns locais que não pode perder:
Torre do relógio
A enorme torre do relógio será o seu ponto de referência. É visível de quase todo o lado, assim como do seu topo se consegue ver toda a cidade. A todas as horas o seu relógio composto de alguns bonecos animados toca as horas e de um dos lados uma figura apelativa, baseada na mitologia, indica qual o dia da semana em que estamos.
É possível subir ao topo da torre visitando o museu que se encontra no seu interior. À boa maneira da Roménia, há uma taxa extra para tirar fotos, que a meu ver não vale a pena pagar. Na varanda no topo não há ninguém a controlar quem tira fotos.
Casa onde nasceu Vlad Tepes
Situada na praça em frente à torre do relógio, foi nesta casa amarela que nasceu em viveu o mais famoso dos habitantes de Sighişoara: Vlad Tepes, imortalizado na obra de Bram Stoker, “Drácula“.
O verdadeiro personagem histórico, o príncipe Vlad, terá nascido aqui em Dezembro de 1431, filho de Vlad II Dracul e vivido até aos 4 anos de idade, ficando conhecido como excelente estratega militar na defesa do seu território contra os otomanos e a técnica do empalamento que usava para aterrorizar os seus inimigos.
No piso inferior da casa funciona hoje um restaurante.
Escadaria coberta
Com 175 degraus, esta escadaria conduz à igreja Luterana da colina, na zona mais alta da cidade e é coberta com uma estrutura de madeira.
Este tipo de construção é comum na Transilvânia e pode-se encontrar por exemplo em Biertan, uma igreja fortificada a poucos quilómetros daqui.
Torres e Museus
Em redor da cidade velha há algumas torres, cada uma com uma arquitectura diferente, mas com um elemento em comum: os enormes telhados inclinados.
Sighişoara tem ainda alguns museus, dos quais se destaca o museu de história, na torre do relógio, onde ao longo dos vários pisos pode conhecer um pouco da história da cidade, ver de perto as figuras do relógio e contemplar as melhores vistas sobre a cidade da varanda do topo.
Com entrada por baixo da torre do relógio pode ainda visitar a minúscula sala da tortura e na praça em frente a esta o museu de armas.
Onde comer e dormir
Sighişoara tem uma boa oferta de restaurante e hoteis.
Os melhores locais para comer encontram-se em redor da praça Hermann Oberth, na zona baixa da cidade fora das muralhas. Aí há alguns restaurantes e explanadas onde se pode comer a bom preço, desde pratos típicos a pizzas, etc.
Eu jantei no “Rustic”, um restaurante rústico, como o nome indica. Tem uma boa atmosfera e serve deliciosos pratos típicos assim como excelente vinho da Transilvânia.
Para dormir, há imensos hotéis, para todas as carteiras, dentro e fora da zona histórica. Pode ver aqui preços e informações de quase todos os Hoteis em Sighisoara.
O melhor é que por poucos euros pode dormir num hostel mesmo no centro da zona histórica. Eu primeiro tentei ficar na Pensão Cristina & Pavel, que fica mesmo no inicio da escadaria coberta, mas estava cheio. A senhora foi muito simpática e indicou-me outro hostel, o Burg hostel, onde acabei por ficar. Os preços por noite rondam os 10€.
Transportes
A melhor forma de chegar a Sighişoara de transportes públicos é recorrendo ao comboio. Há várias partidas e chegadas diárias para outras cidades da Transilvânia com Sibiu, Brasov, ou mesmo para Cluj Napoca e daqui ligações para Suceava na Bucovina. É ainda possível apanhar comboios internacionais para Budapeste ou Viena por exemplo.
Mapa de Sighisoara
Ver Sighisoara num mapa maior
Kit de viagem para a Transilvânia
ALUGAR CARRO
A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Roménia, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências. Boa viagem!
RESERVAR HOTEL
Aproveite a minha recomendação e use este site para encontrar o seu hotel ao melhor preço: Hotéis na Transilvânia.
- Categorias:
- Romenia
2 Comentários
Os comentários estão encerrados.
Vais adorar. É dos meus países preferidos 🙂 Qualquer coisa que precises diz. Abraço
Voltei a tropeçar no Dobrar Fronteiras, agora que ando à procura de inspiração para a minha ida à Roménia em maio/junho. Estou muito curioso com o país…