Cirénia, cidade portuária do norte do Chipre
Girne foi o meu porto de entrada na ilha de Chipre. Cheguei aqui da melhor forma que se pode chegar a uma ilha: de barco.
Não que tenha sido uma viagem muito interessante: foi uma noite mal dormida num desconfortável banco de um barco que partiu já a altas horas da noite do porto de Tasucu na Turquia. Mas a sensação de avistar terra ao amanhecer rapidamente fez esquecer tudo isso.
Girne é o nome turco para a cidade de Cirénia (ou Kyrenia), no norte da ilha. A invasão dos turcos, em 1974 foram só a última das dezenas que este importante porto testemunhou ao longo da história. O local já era habitado antes do Neolítico, a cidade viu por lá passarem egípcios, gregos, romanos, vários exércitos de cruzados a caminho de Jerusalém, otomanos e britânicos.
Do património destaca-se o castelo alterado pelos sucessivos povos que por lá passaram e que hoje alberga um interessante museu que conta um pouco da sua história e da navegação no Mediterrâneo.
Dormir no Chipre
Se vai viajar até ao Chipre, recomendo-lhe este site para encontrar o hotel ideal para si em Cirénia. Use este site e encontre o hotel ao melhor preço neste e noutras cidades da ilha.
Hoteis em Cirénia
Transportes
Se pretende chegar a Cirénia de barco como eu fiz, tenho uma página com toda a informação. Veja aqui: Viagem de barco da Turquia para o Chipre
Há autocarros para outras cidades do norte da ilha. Eu fui até Farmagusta e apanhei o autocarro no local que está marcado no mapa, bem perto do castelo. Não vá até à estação de autocarros que fica mais acima, pois daí penso que só saem autocarros para Nicósia.
Mapa de Cirénia
Ver Cirénia num mapa maior
- Categorias:
- Chipre
2 Comentários
Os comentários estão encerrados.
olá amigo adorei as tuas fotos, já tirei algumas ideias do que ver amanhã. Abraço desde Kyrenia! 😉