Co-Catedral de São João em Valeta, Malta
A fachada exterior da co-catedral de São João não deixa de forma alguma transparecer a enorme riqueza que se esconde no seu interior. As linhas rectas duma arquitectura quase militar no exterior contrastam com o interior barroco com a sua talha dourada, pinturas e esculturas de grandes mestres.
É um local de visita obrigatória em La Valleta, esta que foi a sede espiritual da Ordem de Malta ou, mais correctamente, Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta.
Lá dentro na nave principal destaca-se desde logo, para além da talha dourada, o chão coberto com túmulos de cavaleiros ricamente decorados em pedra de várias cores.
Nas laterais encontram-se 8 capelas, cada uma dedicada a uma língua, isto é, uma origem, dos militares da ordem de Malta.
Entre elas está a capela da língua de Castela, Leão e Portugal, dedicada a Santiago Maior. Aqui se encontram os monumentos funerários dos grão-mestres portugueses António Manuel de Vilhena e Manuel Pinto da Fonseca.
Mais do que o interior da igreja, o que mais me impressionou foram as duas obras primas de Caravaggio que se encontram no oratório: A decapitação de São João Batista e São Jerónimo a escrever.
Visitar a Catedral
A entrada para a catedral faz-se por uma porta lateral.
O bilhete (na imagem ao lado) custa 6€ e inclui um áudio-guia, muito útil para ajudar a compreender o local que se está a visitar.
A igreja está aberta das 9h30 ás 16h30 de segunda à sexta e das 9h30 às 12h30 ao sábado.
Localização da co-catedral
A co-catedral de São João fica bem no centro da cidade velha de La Valleta. Não tem nada que enganar!
Ver La Valletta num mapa maior
- Categorias:
- Malta
2 Comentários
Os comentários estão encerrados.