11 Junho 2010

Em primeira classe

Crime no Expresso do Oriente: devido a um deslizamento de terras, todas as ligações de comboio de Istambul ao resto de Europa estão cortadas. Solução: autocarro.

Para quem está a entrar pela primeira vez na Turquia pode ser um choque. Positivo. A Turquia tem os melhores autocarros do mundo. (Alguém que me desminta?)

TV e/ou filmes, comıssárıos de bordo, bolos, água, chá ou café, refrigerantes e toalhetes refrescantes, são ingredientes garantidos. Internet Wıreless, almofadas, tv individual para escolher entre um filme no DVD ou as noticias, bancos que fazem esquecer que passou 12 horas num autocarro, são luxos que encontra em algumas companhias. Muitas.

O preço? 30€ por 900km. Que lhe parece? Em Portugal pagamos 17,5€ por uma viagem Lisboa-Porto (300km). Será que não haver concorrência em Portugal, e aqui eles “comerem-se” para angariar clientes entre as centenas de companhias tem interferência? Ou será porque onde os autocarros não chegam, vão os mini-autocarros, a toda a hora, e tornam assim dispensável o automóvel.