Harran, Ruínas da cidade onde viveu Abraão na Turquia
31*E tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harran, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harran e habitaram ali.
4*Abrão partiu como o Senhor lhe dissera, levando consigo Lot. Quando saiu de Harran, Abrão tinha setenta e cinco anos.
Genesis 11, 31 e 12, 4
O que me levou até esta cidade foi mesmo o facto de ter sido aqui que começaram as 3 grandes religiões monoteístas, que têm origem no mesmo profeta: Abraão.
Harran é um local que facilmente passa despercebido à maioria dos viajantes que se deslocam à Turquia. Eu próprio só dei pala sua existência poucos dias antes de partir para aquela região e depois de longa pesquisa.
Chamou-me a atenção um texto que dizia que este era um dos locais mais antigos habitados pelo homem. As primeira referências a Harran vêm no próprio livro dos Génesis, na Bíblia, poucos capítulos depois da criação do Mundo e a própria arqueologia confirma a antiguidade da cidade. Foram encontrados registos que confirmam a sua existência em 2300A.C.
Hoje Harran é uma cidade pequena que rodeia um enorme espaço de ruínas daquela que foi outrora uma das grandes cidades do “crescente fértil” e em seu redor voltam agora a crescer campos de cultivo de arroz e algodão, graças às barragens que estão a ser construídas pela Turquia ao longo dos rios Eufrates e Tigre.
Visitar Harran
Os mini-bus que vêm de Urfa param mesmo em frente à entrada das ruínas. Assim que se sai da carrinha somos logo cercados de alguns jovens que se oferecem para fazer de guias por 5 ou 10YTL. Parece que até já sabem o que diz o Lonely Planet para justificar a contratação dum destes guias: “As crianças da cidade vão perseguir-te e não consegues fazer uma visita descansada”. Isto é o que dizem os guias, tanto os de papel como os locais, mas depois na verdade as crianças não incomodam nada.
Quem visita Harran é suposto pagar um bilhete e até há um guichet para o efeito, mas no parque onde param os autocarros dos turistas. Por isso se evitar passar lá perto, pode andar livremente sem pagar nada, já que o espaço não se encontra vedado. Só algumas zonas de escavação têm rede em redor para evitar que sejam danificadas e aí não pode mesmo entrar (excepto pelos buracos, mas mesmo assim, não deve, vai estar a estragar o património que é de todos!)
As ruínas concentram-se em dois locais: o castelo, localizado no estremo Este da cidade e a cidade com as muralhas, algumas portas ainda visíveis e a impressionante mesquita e o minerete, um dos mais antigos da Anatólia, que ainda se mantém de pé.
Casas Colmeia
Estas casas típicas conhecidas como “casas colmeia” encontra-se em algumas aldeias do Sul da Turquia e do Norte da Síria. Aqui existem algumas que se podem visitar por dentro e funcionam mesmo como hoteis e bares, embora decoração tenha pouco a ver com o tradicional.
Quando visitei, estavam a fazer filmagens com um cantor, que se vê nas fotos. Na verdade, grande parte dos turistas que aqui vem, fá-lo para ver as casas e não as ruínas. Estas casas preparadas para turismo são de visita gratuita.
Mapa de Harran
Ver Harran num mapa maior
Como chegar
Harran fica a cerca de 50km a Sul de Sanliurfa (ou simplesmente Urfa), junto à fronteira com a Síria. Há mini-bus a partir regularmente da Otogar central por 4 YTL. Partem do piso inferior desta e há um local especifico para eles, com um letreiro. A Otogar de Urfa é nova e muito bem organizada.
Estes mini-bus fazem algumas paragens a recolher passageiros pelo centro da cidade, mas se não estiver com alguém que conheça o seu percurso, o melhor é ir mesmo à otogar.
Para o regresso volte a apanhar um mini-bus pelo mesmo preço, no mesmo local onde o deixaram.
Sanliurfa é uma das grandes cidades do sul da Turquia e muito bem servida de transportes públicos com o resto do país. Tome atenção que a otogar nova pode ainda não estar marcada nos mapas de alguns dos guias de viagem e fica um pouco afastada do centro. Autocarros urbanos para o centro partem da estrada no exterior, são de cor azul e custam 1YTL por trajecto.
- Categorias:
- Turquia
6 Comentários
Os comentários estão encerrados.
gostaria de receber infomacoes detalhadas sobre o caminho portugues de santiago de compostela, kms. cidades, distancias, me ajude quem souber… giuseppe
Amei as fotos, Felicidades!!!
TUDO SOBRE ABRAÕ É GRANDIOSO COMO SUA FÉ,CAROS AMIGOS TEMOS QUE TER CONDIÇÕS DE FAZER UM GRANDE TU NA REGIAÕ, ACEITO OFERTAS KKKKKKKK BRICADEIRA MAS VOU TER ISSO COMO OBJETIVO.
Me encantei com as fotos, parabéns… me senti lá. Estava estudando sobre a vida de Abraão, e vou incluir algumas fotos no relatório. Magnífico trabalho!!!
quero saber se foi ai a onde abraao viveu muito obrigado