2 Maio 2010

Lenda do Galo de Barcelos

A lenda do galo de Barcelos

Todos os portugueses, e muitos estrangeiros, já ouviram falar no famoso galo de Barcelos, um verdadeiro símbolo nacional. Ainda assim, muitos serão os que desconhecem a lenda que está na sua origem e que está directamente relacionada com o caminho português de Santiago.

Logo à chegada à cidade, no pátio das ruínas dos Duques de Barcelos, encontramos um dos mais antigo vestígio desta lenda: o cruzeiro, que terá sido esculpido pelo galego cuja história deu origem à lenda.

Por toda a cidade se encontram hoje enormes galos, com as mais variadas decorações. Encontrei um especialmente interessante, decorado com uma banda desenhada que conta a lenda e, que apresento a seguir.

Cruzeiro

Este cruzeiro é a mais antiga representação da lenda do Galo de Barcelos e apresenta  os principais  intervenientes da história: O peregrino, o enforcado e o galo.

Cruzeiro memorial da lenda do Galo de Barcelos

Cruzeiro memorial da lenda do Galo de Barcelos

A Lenda do Galo de Barcelos

Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo. Este jurava inocência, clamando que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.

A lenda do Galo de Barcelos

A lenda do Galo de Barcelos

Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos.

O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.

A lenda do Galo de Barcelos

A lenda do Galo de Barcelos – 1

O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo mas, quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

A lenda do Galo de Barcelos

A lenda do Galo de Barcelos – 2

10 Comentários

  1. Ana Barbosa Pereira diz:

    ate me apetecia voltar para frança

  2. lucia diz:

    eu quero namorar com alguei da minha idade 11 anos

  3. Eduarda diz:

    Olá descobri agora o pagina e reparei que fala sobre a lenda do galo de Barcelos.
    Estive lá hoje e falarei dele e da lenda das cruzes e outras coisas interessantes sobre Barcelos no meu blog http://dadinhahistorias.blogspot.com/
    Dê espreitadela.
    Eduarda (Dadinha)

    1. Maria Flora diz:

      I tryied to open your blog but i can t
      could you help me with some info on barcelos? mflora@hotmail.it

  4. Ana Bela diz:

    A Lenda é mesmo Gira e está a ser um Grande Pojeto! Temos um Galo de 2 metros de altura que vai ser pintado por maos de criancas, dos 3 aos 6 anos. E a primeira coisa que as criancas aqui em Langenfeld (Alemanha) tiveram de aprender é: O galo nao canta “Kiririki”!
    O Galo portugues canta: có-có-ro-có!
    Está a ser um grade advertimento!!!!!

  5. ines diz:

    e gira a historia
    ainda nao conhecia mas acho que ja tenho um cheirinho

  6. patricia diz:

    gostei um pouco mas aquele filme nao gos tei porque estava muito rapido e nao se percebia nada
    mas gostei. aaaaaaa e podiam por mais informaçao…

  7. Jorge,
    esse galo contando a lenda encontrava-se no centro junto à igreja do Sr. da Cruz

  8. jorge diz:

    em que zona encontro o galo exposto ?

  9. joana diz:

    muito bom

Os comentários estão encerrados.