Museu do Louvre, Paris
Localizado ao fundo da famosa avenida dos Champs-Élysées, nas margens do Sena, o Louvre é um dos maiores e mais ricos museus do mundo e um ex-libris imperdível da cidade de Paris. Que o digam os quase 10 milhões de visitantes que por lá passaram em 2012.
O edifício foi sede do governo francês até à sua mudança para Versalhes em 1692, tendo nos anos seguintes sido ocupado por várias academias de artes e usado para exposições. Foi inaugurado como Museu Central das Artes em 1793.
Em 1981 François Mitterrand lançou um projecto de adaptação do espaço para um museu como o conhecemos hoje, tendo retirado de lá algumas repartições pública que ainda aí funcionavam e construído os novos acessos de que fazem parte a grande pirâmide inaugurada em 1989.
Se vai a Paris perca-se no Louvre! Reserve um dia inteiro para fazer jus a todas as riquezas que aqui pode encontrar. Veja ao vivo quase todas aquelas peças e obras de arte que apareciam nos livros de História.
Dada a imensidão do museu do Louvre, se não tiver mais tempo, pondere fazer uma visita rápida, observando apenas as principais obras. Os próprios folhetos fornecidos na entrada têm nas plantas a localização destas obras. Ainda assim, só para as ver todas vai precisar no mínimo de uma manhã ou tarde. O museu é mesmo enorme! Se quer ver tudo com algum detalhe, prepare 2 dias.
Top 5 de obras a ver no museu do Louvre
Apresento a seguir uma lista das 5 peças que mais me impressionaram. Se as suas pernas aguentarem e o tempo chegar, não deixe de fazer uma visita exaustiva ao museu. Há para além destas, outras peças que o vão surpreender.
Vitória de Samotrácia
Também conhecida como Nice de Samotrácia é para mim a obra mais impressionante que se encontra no museu do Louvre. Deve-o sobretudo ao local em que está exposta: no topo da escadaria de Darú.
A estátua foi encontra em 1863 na ilha grega com mesmo nome e faria parte de uma fonte com a forma de proa de navio.
Gioconda (Mona Lisa)
Provavelmente a mais conhecida das obras expostas no museu e a mais famosa obra de Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa ou Gioconda, é um quadro que o vai surpreender, quanto mais não seja pelas suas reduzidas dimensões e pela sala em que está exposto, sempre repleta de visitantes que a querem observar.
Vénus de Milo
Esta é provavelmente a mais famosa e enigmática escultura do mundo. Quem não se lembra dela nos livros de história?
A sala em que se encontra é mais uma daquelas que está apinhada de visitantes.
A sua descoberta deu-se em 1820 na ilha grega de Milo por um camponês, tendo sido pouco depois adquirida pelos franceses e levada para o Louvre. Os relatos da sua descoberta estão envoltos em mistério, pois alguns afirmam que quando foi desenterrada, a estátua tinha os dois braços!
Psique reanimada pelo beijo do Amor
A sensação de “pele de galinha” ataca-nos ao virar de cada esquina das galerias do museu, mas em poucos locais é tão intensa como junto à estátua da Psique.
Paris é a cidade do amor, por isso aproveite para trazer o seu até aqui e roubar-lhe um beijo!
Jesus e o Padre Ména
Há alguns anos numa formação dos escuteiros vi a imagem deste ícone que representa Jesus Cristo com o seu amigo padre Ména, e o seu sorriso cativou-me.
Procurei desde então, infrutiferamente, qual seria a origem da imagem, até que, para minha alegria, descobri que ela estava no museu pouco antes de lá ir.
Trata-se de um dos mais antigos ícones conhecido e veio de um mosteiro egípcio.
Dormir em Paris
O alojamento em París é um dos factores que mais influência no preço duma viagem à cidade das luzes, já que os hoteis são bastante caros. Aproveite a minha sugestão e encontre neste site o hotel ideal para si, ao melhor preço, pesquisando ao mesmo tempo em vários sites de reserva: Hotéis em Paris.
Chegar ao museu
A melhor forma de chegar ao museu é de Metro. Apanhe a linha 1 ou a linha 7 e saia na estação “Palais Royal – Musée du Louvre”
Ver Museu do Louvre num mapa maior
- Categorias:
- França