Óbidos: visitar a mais bela vila de Portugal
Óbidos é, inequivocamente, uma das mais belas vilas de Portugal. Em 2007 o seu castelo foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal. E não é para menos.
Como vivo relativamente perto, este é um local que visito com bastante frequência e onde nunca me canso de voltar. Arrisco mesmo dizer que é a minha vila favorita em Portugal. Espero que esta página o convença a vir descobrir (ou redescobrir) Óbidos.
Óbidos, vila literária
Começo este artigo por aquilo que mais me encanta nesta vila, a seguir à ginja, claro está. Com o aumento do turismo, em grande parte causado pelos inúmeros eventos aqui realizados, Óbidos corria o risco de perder a sua alma. Na verdade, parece-me até que a vendeu ao turismo, como acontece com tantos outros locais. As suas ruas foram dominadas pelo comércio e restauração, as suas habitações transformadas em alojamentos ou casas de férias.
Apesar disto, Óbidos conseguiu comprar uma nova alma: os livros. Em 2013 começou a ganhar forma a “vila literária”. Hoje os livros estão por toda a parte e nos locais mais improváveis. Três livrarias trouxeram a cultura para locais tão peculiares como uma igreja, uma adega, ou um mercado.
Mais recentemente os livros tomaram conta da Estalagem do Convento, criando assim o The Literary Man, um hotel onde os livros são donos e senhores.
Livraria da Igreja de Santiago
Livraria da Adega (Espaço Ó)
Horário: Aberto todos os dias das 10:00 às 19:00.
Livraria do Mercado Biológico
E a famosa Ginja?!
O que não falta nas ruas de Óbidos são bancas a servir o afamado licor de Ginja. Vem em copos de vidro, de barro e até de chocolate que dão para comer no final! Uns copos são maiores, outros mais pequenos. O preço é mais ou menos uniforme. A qualidade do produto também.
Mas, se procura um local verdadeiramente especial para degustar uma ginja, esse local é o Ibn Errik Rex. Este emblemático e peculiar bar tem a fama de ter sido o pai da famosa Ginja de Óbidos.
Ibn Errik Rex começou por ser uma casa de antiguidades criada nos anos de 1950. O seu fundador, José Montez tinha por hábito oferecer aos seus clientes o dito licor. Este era tão bom que com o tempo as pessoas passaram a deslocar-se ali pelo licor e não pelas antiguidades.
Aqui o néctar é hoje servido em doses generosas. Mas, o que torna este local realmente especial é a sua decoração. Nas paredes há pinturas que escondem segredos, cacos de loiça das Caldas da Rainha, espadas e espingardas, garrafas cujo tempo já esqueceu. A panóplia de artefactos que recorda as origens da casa, estende-se ao tecto.
As mesas e os bancos são compridos. Há sempre lugar para mais um, ainda que muitos fiquem à porta, quem sabe intimidados pelo assombro deste lugar.
Castelo e Muralhas
Uma visita a Óbidos não fica completa sem um passeio pelas suas muralhas. O percurso pode-se iniciar logo junto à bela porta da Vila, a mais a sul nas muralhas. Ao todo fazemos cerca da um quilómetro e meio para contornar toda a muralha.
Há que ter especial cuidado com as crianças, já que a muralha não tem protecções que evitem uma queda. E mesmo os adultos, cuidado: as vistas maravilhosas são propícias a distracções. É do topo da muralha que se consegue apreciar não só a beleza do conjunto arquitectónico, com os telhados de barro e as torres brancas das igrejas, mas também o imenso vale da ribeira do Arelho, que se estende daqui até ao mar.
No topo norte da vila vai encontrar o castelo. Neste funciona a Pousada do castelo de Óbidos. Esta pode ser uma boa escolha para a sua estadia ou, para um jantar no restaurante que funciona no interior desta. É no recinto, nas suas traseiras, que se realizam os grandes eventos, como a Aldeia Natal ou o Festival do Chocolate. Nessas alturas o acesso é condicionado.
Festas e Festivais em Óbidos
Como forma de promover a vila, o Município de Óbidos têm realizado nos últimos anos vários festivais.
Vila Natal – 30 de Novembro de 2021 a 2 de Janeiro de 2022
Festival do Chocolate – Março/Abril
Mercado Medieval – Agosto
FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos -Outubro
Onde dormir em Óbidos
O que não falta em Óbidos são opções de alojamento. Desde a Pousada do Castelo à enorme oferta de unidades de Alojamento local há imenso por onde escolher. Embora para mim e, para quem vem de Lisboa, seja possível ir e vir no mesmo dia, o ideal é ficar uma noite.
Assim aproveita-se para jantar descansado e depois ir tomar umas ginjas ao Ibn Errik Rex. No outro dia pode sempre ir até à praia da Foz do Arelho, a Peniche ou visitar as Caldas da Rainha. Fica a sugestão para o seu próximo fim de semana. 😉
Os dois hotéis onde já fiquei foram o Hotel Real de Óbidos e, a Casa do Relógio.
- Categorias:
- Portugal
12 Comentários
Os comentários estão encerrados.
Linda esta Vila de Obidos ,a quem recomendo vivamente a todos os meus amigos estranjeiros que me visitam em Portugal, e são muitas as vezes que a visito sempre com as mesma admiração, com alguns deles. Todos eles ficam encantados com a beleza desta linda e maravilhosa admiravel Vila, e todos os adjectivos são poucos para a descrever !!! recomendo vivamente a visita em todas as épocas do ano !!! Não foi por coisa vã, que a minha amiga,a grande Escritora e Poetiza Odette de Saint Maurice a escolheu ,para descansar o resto dos seus dias , lá viveu alguns anos e onde a vesitei várias vezes . No final dos ultimos dias de vida disse querer que os seus restos mortais ficassem no cemiterio de Obidos e que o seu grande amigo e tambem amigo de Obidos tudo fez para que a sua vontade se fizesse ,e lá reposa numa simples e bonita campa !!!! Rosas amarelas eram as suas preferidas e de quando em vez, lá vou depor uma simples rosa amarela, como ela tanto gostava, e aproveitando para rever a mais linda Vila de Portugal !!!!
Não gosto de saber que os lugares deixam de ter a sua identidade por serem consumidos por turistas. A baixa de Lisboa actualmente está assim, é tão dificil um local alugar lá casa pois agora estão transformadas em hostels e apartamentos para o airbnb 🙁
Felizmente Obidos safou-se a isso e estou tão curiosa com este sítio tão encantador! Especialmente agora que descubro sobre 3 livrarias em locais tão diferentes. Deste mês não passa!
que lugar maravilhoso!! deve ser ótimo passar uns dias lá, parece bem tranquilo! achei bem interessante a decoração do Ibn Errik Rex, com ctz é um contraste com a resto da cidade haeaheu
De facto, Óbidos é um pérola escondida de Portugal. Viajamos para o outro lado do mundo para ver coisas destas… e se calhar não fazemos 1 hora de estrada em Portugal 🙂
Não consegui ir à Óbidos ainda, mas sem dúvida que é um sítio que quero muito conhecer. E a Ginja que me aguarde, pois quero prová-la! rs
Um beijo
Boa dica, parece muito bonito! Adoro essas vilas, deve entrar no meu roteiro quando voltar a Portugal!
Muito bom, Óbidos é uma preciosidade, bem lembrado, muito obrigado pelo post gostei muito das fotos. Abraço
Acabei de guardar nos favoritos, ao tempo que quero visitar Obidos, tão pertinho de Lisboa só me faltava mesmo um guia destes, agora já não há desculpas 🙂
Não conheço o interior de Portugal e Óbidos é um dos locais que já está no meu roteiro para quando voltar ao país.
Lindas fotos.
Que lugar MARAVILHOSO! Adoro livrarias, mas essas estão em um nível acima, são lindas! E esse licor… me deu água na boca! 🙂 Mais um dos lugares de Portugal que entrou nos meus To Do’s de viagem 🙂
Preciso mesmo conhecer Óbidos! Faz alguns anos que quero ir, mas sempre termino adiando, tenho certeza que irei na minha próxima visita a Portugal!
Adoro Óbidos! É um sitio que gosto de voltar e voltar várias vezes, subir às muralhas e castelo e apreciar a vista dali 😀 Boas viagens!