Qatar
Quando comprei o meu voo para a Índia em 2016, pela Qatar Airways, optei por escolher uma opção que prolongasse a escala a fazer em Doha por tempo suficiente para fazer uma visita à cidade.
Esta é uma óptima forma de conhecer estes pequenos países da península arábica, já que têm boas companhias a operar voos da Europa para a Ásia e normalmente sem custo extra consegue-se ficar um ou mais dias no país.
O que fiz acabou por ser um bocado louco, já que cheguei a Doha a meio da noite, dormi umas horas num banco do aeroporto e depois de um dia pela cidade, voltei para mais um voo nocturno.
Visto para o Qatar
Os cidadãos portugueses não necessitam de obter visto antes de viajar para o Qatar, podendo obtê-lo à chegada, no aeroporto. O preço de 100QAR (Maio 2016) é pago com cartão de crédito. Com este visto pode permanecer no país por 30 dias.
O que visitar no Qatar
A verdade é que apenas um dia não dá para ver mais do que o centro da cidade de Doha, o que ainda assim não é uma oportunidade de deitar fora. Os locais que aqui apresento foi então o que eu visitei calmamente durante umas 8 horas que estive na cidade.
Se tivesse feito uma escala maior, de dois ou três dias, teria aproveitado para conhecer a zona nova da cidade na outra ponta da marginal, com os seus arranha-céus, a “Pérola”, uma ilha artificial luxuosa, bem ao estilo do que se encontra no vizinho Dubai, e visitar outros locais do país, nomeadamente os sítios arqueológicos de Al Zubarah, no norte do país, classificado como património da humanidade.
Viajar do aeroporto para o centro da cidade
A forma mais económica para ir do aeroporto para o centro da cidade é de autocarro.
Marginal
Museu de Arte Islâmica
Souq Wakif
O aeroporto de Doha
O moderno aeroporto de Doha é quase só utilizado pela companhia nacional, a Qatar Airways e, uma enorme percentagem dos passageiros que por ali passa está só em transito para qualquer outro destino. Por esta razão o aeroporto está desenhado para rapidamente transferir os passageiros dos voos que chegam para a nova porta de embarque.
Na zona das partidas há excelentes salas para descansar com umas grandes poltronas. O senão é o ar condicionado que por vezes está forte demais, quando lá fora estão normalmente uns 40 graus…
O aeroporto disponibiliza Wi-Fi gratuito. Há várias tomadas eléctricas onde se podem carregar os equipamentos, mas por norma são diferentes das nossas, com pinos rectangulares como no Reino Unido. No entanto na zona de embarque há tomadas de pinos redondos e mesmo carregadores para vários modelos.