02-08-2008 Göreme
A melhor forma de viajar na Turquia é de autocarro. As viagens são relativamente baratas. Por exemplo, paguei aprox. 37€ por uma viagem de Istambul a Göreme, quase 700km, 12 horas, com serviço de luxo nos autocarros. 🙂 Os autocarros são todos novos e bastante confortáveis para passar umas noites. Fazem paragens de 3 em 3 horas, e têm hospedeiros sempre a servir agua ou sumos e no mínimo um doce em cada viagem. Muita gente viaja de autocarro na Turquia, especialmente a população local e os autocarros estão sempre cheios.
Pelas 6 da manhã fizemos uma ultima paragem nas margens do lago Tuz, um lago salgado no centro do país. Estava um bocado ensonado, mas ainda saí para tirar umas fotos.
Pelas 8 da manhã estava a chegar a Nevsehir onde depois os passageiros são distribuídos por mini autocarros pelas várias localidades. Poucos minutos depois cheguei finalmente a Göreme. Depois de deixar a mala no hostel foi-me sugerido um tour pela Capadócia para o dia seguinte, e informaram-me de que só haviam autocarros nocturnos para Selçuk, o meu proximo destino. Assim ia passar dois dias completos em Göreme.
Iniciei a minha visita pelo Open Air Museum, uma antiga povoação cristã onde se concentram inúmeras igrejas escavadas na rocha, com espectaculares frescos.
Depois disto decidi deambular um bocado pela região. As fotos que se seguem podem provocar uma súbita corrida para o aeroporto 🙂 A paisagem é de cortar a respiração, desde as típicas chaminés de fada até aos montes brancos como o algodão que reflectem a luz do sol como neve.
Depois de caminhar pelos vales rosa e vermelhor, cheguei à aldeia abandonada de Çavusin. Terminei assim o primeiro dia na Capadócia. Mesmo ao lado desta aldeia vi também algumas das mais belas chaminés destes dias. O regresso foi feito depois a toda a velocidade, um bocadinho andando, outro caminhando, para comer mais um kebab 🙂