18 Novembro 2009

Acampar na Madeira; Parques e campismo selvagem

Um dos pontos fortes da Madeira é a natureza. Grande parte da ilha encontra-se intocada, com paisagens encantadoras que conjugam o verde das florestas virgens com a rudez dos picos de rocha vulcânica.

Falar em turismo na natureza remete logo para duas coisas: caminhadas e campismo.  Quando visitei a ilha em 2009 apenas havia um parque de campismo a funcionar na ilha, o da Ribeira de janela, perto de Porto Moniz. Assim acabei por ter de dormir algumas noites em campismo selvagem.

Licença para campismo na ilha da Madeira

Actualmente existe uma rede de zonas de acampamento espalhadas pelas áreas florestais da ilha da Madeira. A sua utilização é gratuita mas obriga à obtenção de uma licença. O processo pode ser tratado online aqui: Obter Licença de Campismo para a ilha da Madeira.

No processo deve ser escolhido o local e indicado o número de pessoas, tendas e data do acampamento, sendo emitida a licença a apresentar caso se seja inspeccionado. Sem dúvida uma ideia de louvar que é pena não ser aplicada em todo o país.

Mais informações podem ser consultadas aqui: Acampamento em áreas florestais na Madeira

Campismo Selvagem

Como em 2009 não era assim, o campismo selvagem, embora ilegal em Portugal, era bem tolerado pelos guardas florestais com que me cruzei. Antes de ir falei com algumas pessoas que me garantiram não haver problemas. Normalmente quando os guardas encontram alguém não incomodam, a não ser que haja fogo, poluição ou outro tipo de vandalismo.

Por toda a ilha existem algumas casas de abrigo onde moram guardas, havendo ainda outras que se encontram pelas levadas e que servem de abrigo aos trabalhadores que fazem a manutenção destas e que normalmente se encontram desertas e fechadas.

Na minha viagem à Madeira, dormimos por duas vezes em campismo “selvagem” sempre junto a estas casa, a primeira na casa de abrigo do Pico Ruivo e a segunda na casa de abrigo do Rabaçal. Na verdade, de selvagem acaba por ter pouco, já que temos quase todas as condições dum parque de campismo, à excepção do banho e o facto de ser na mesma ilegal. Dormimos nos interior dos abrigos das churrasqueiras que ficam junto às casas, já que é um local mais abrigado.

No Pico Ruivo, chegamos já de noite e o guarda só saiu da casa de manhã. No Rabaçal, este mostrou-se super atencioso, deixou-nos por os telemóveis à carga na casa e ainda nos deu ajuda com os caminhos a seguir (ainda que essa ajuda se viesse a mostrar desastrosa!).

Em qualquer dos casos, está-se completamente afastado do mundo. Não há nos quilómetro mais próximos possibilidade de comprar comida.

Parque de Campismo da Ribeira da Janela

Este parque de campismo inaugurado em 2004 dispõe duma boa área relvada para a montagem de tendas.  Fica a 20 minutos a pé da vila de Porto Moniz, havendo também alguns (poucos) autocarros que passam mesmo à porta, e a 100m da praia.

Parque de campismo da Ribeira da Janela, Ilha da Madeira
Parque de campismo da Ribeira da Janela, Ilha da Madeira

Serviços disponíveis: balneários, lavandaria, Instalações sanitárias, zona de confecção de comida, parque infantil, áreas de jogos. Não há restaurantes, bar, ou máquinas de venda de comida ali perto. Penso que só mesmo em Porto Moniz, por isso é melhor precaver-se.

A hora de entrada para montagem de tendas é até às 22:00.

Quem tiver sono leve evite ficar no lado mais próximo do mar, onde se encontra a central hidroeléctrica, que produz um zumbido constante.

Quer fazer caminhadas na Madeira?

Veja esta página: Transportes na Ilha da Madeira; Viajar de Autocarro e pedir boleia

Kit de viagem para a Ilha da Madeira

ALUGAR CARRO

A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Madeira, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências.

RESERVAR HOTEL

Aproveite a minha recomendação e use este site para encontrar o seu hotel ao melhor preço: Hotéis na Ilha da Madeira

13 Comentários

  1. Jose Duarte Henriques diz:

    O campismo selvagem como antes referido nunca e errado como antes mencionado e erroneamente. Deve ser sempre tolerado desde quando e sempre tenham licença como tambem antes mencionado e que seja feito por pessoas responsaveis que sempre deixem o local como o encontraram ou melhor se possivel. Boas aventuras. 😉

  2. Silvio Freitas diz:

    Antes de mais é errado que se seja tolerado no campismo selvagem na Madeira. É errado e se foi tolerado foi uma excepção mais rara que ganhar a lotaria. Outra coisa é montar as tendas nas churrasqueiras. As churrasqueiras não foram feitas para isso e são muito usadas pela população local.
    Este post, além de induzir os futuros selvagens em erro, mostra a falta de educação de quem o fez.
    Acampar na Madeira? Sim há muitos locais, mas peçam licença.

    1. David Samuel Santos diz:

      Silvio, obrigado pelo seu comentário.
      Agradecia que partilha-se mais informação sobre os outros parques de campismo da Madeira. Seria útil para todos os leitores.
      Quando visitei ilha, o da Ribeira da Janela era o único, pelo menos do meu conhecimento…
      Não me parece que ser bem recebido em 2 locais diferentes e ter encontrado outros com a mesma sorte tenha sido lotaria para todos. Quanto às churrasqueiras, posso garantir que não danificámos nada e que apenas estivemos lá das 21h às 7h da manha, período durante o qual ninguém apareceu para fazer churrasco. Caso contrário teríamos de imediato desarmado a tenda.
      De resto, este é um site onde partilho as minhas experiências pessoais. No caso remonta a 2009. Não sei como estará a situação agora. O que seria bom era que a nossa mentalidade se aproximasse da da Europa civilizada onde o campismo disto selvagem é permitido e não, cada vez mais, da do norte de África.
      Samuel

      1. Silvio Freitas diz:

        Não há mais parques de campismo na Madeira, lá isso é verdade.
        Há é diversos locais onde se pode fazer campismo, sem as comodidades do da Ribeira da Janela, pedindo à Direção Regional de Florestas
        Quanto ao ser permitido, ser ou não selvagem, é a sociedade que temos. A nossa organização social não permite sermos assim tão “civilizados” quanto outros onde o campismo sem licença é permitido.
        Por mim até que gostaria que assim fosse, porque cumpro, mas nem todos o fazem.

  3. Maria Raquel Barcelos diz:

    Existe tanto lugar bem mais bonito que o parque de campismo da ribeira da janela onde podemos montar uma tenda ou mesmo dormir ao relento. É só explorar. Vale a pena.

  4. Rita Barros diz:

    Eu acho que os balneários deviam ter portas pelo menos para as pessoas terem privacidade quando vão tomar banho de resto não tenho mais nada a dizer.

  5. Debora diz:

    Esta aberto o ano inteiro o da ribeira da janela?

  6. carlos rosa diz:

    É simplesmente lamentavel que o parque em Porto Moniz não tenha o minimo de condições, quer para tendas,quer para roulotes e autocaravanas, e a pergunta é porquê?
    Eu penso que há solução, e se quiserem saber eu explico

  7. ROBERTO diz:

    Alguém sabe uma área de camping Janela da Ribeira DO QUE DE PORTO MONIZ?
    “E-mail ou telefone?
    OBRIGADO

  8. Gisela diz:

    Olá, eu a a minha turma (escola) vamos fazer uma viagem, nos somos da Ilha da Madeira e vamos viajar até ao porto Santo, So que a viagem vai ser na PRIMAVERA, so que não vamos dormir em nenhum hotel nem nada do gênero. Vai ser num Parque de Campismo! Ahh ajudem-me por favor ): É na primavera e vamos passar 1 semana num parque de acampamento. Perto da praia.! Obrigada a quem me ajudar . 🙂

  9. ehla diz:

    lol, sim senhor! mto bem

Os comentários estão encerrados.