Catedral, Alcazar e Arquivo das Índias em Sevilha, Património da Humanidade UNESCO
Conquistada pelos mouros em 712, Sevilha tornou-se uma importante cidade da Andaluzia.
Aí foi construído durante o período de domínio árabe o Alcazar e a Giralda, o enorme minerete da mesquita que mais tarde seria acrescentado para os seus 97,5 metros de altura, tornando-se assim a mais alta construção de Espanha naquela época.
O Alcazar, embora não tão famoso como o de Alhambra em Granada, é uma obra prima da arquitectura árabe na Andaluzia e no mundo e de visita obrigatória.
Visitar Sevilha
Visitei Sevilha em 31 de Dezembro de 2009. Sendo véspera da passagem de ano, os monumentos apenas estiveram abertos de manhã. O arquivo das Índias, que esteve nos últimos anos em obras, encontrava-se fechado, embora houvessem cartazes que anunciavam exposições no seu interior.

A Catedral, a Giralda e o Arquivo das índias (à direita) em Sevilha
A Catedral abre apenas às 11 da manhã, por isso deve iniciar a visita à cidade por outro local. Eu comecei por ir à belíssima praça de Espanha, a mais bela praça que já visitei até hoje.
A fila para entrar na Catedral pode ficar bastante grande, por isso, se quiser ser dos primeiros a entrar, convém estar lá meia hora antes. Lá dentro, os principais motivos de interesse são o altar mor e a Giralda, que se pode subir até ao topo de onde se têm belíssimas vistas sobre a cidade. Imperdível para qualquer viajante é o mausoléu de Cristóvão Colombo, onde se encontram os restos mortais do grande viajante e descobridor.Conte com pelo menos uma hora para visitar a Catedral. A entrada custa 2€ para estudantes.
A visita ao Alcazar é gratuita para estudantes. Há um percurso mais ou menos predefinido para visitar todo o complexo. Não perca o passeio que dá vista sobre os exóticos jardins.
Monumentos classificados como património da Humanidade
Reales Alcázares de Sevilla
O alcazar é um complexo de palácios ainda hoje utilizados em parte pelos réis de Espanha, que se encontra no centro da cidade, ao lado da catedral. Tem salas e pátios com paredes decoradas em trabalhados de pedra, madeira e azulejo, tudo de uma beleza saída dum conto das 1001 noites. São especialmente belos o pátio das bonecas, o pátio das donzelas e o tecto da sala dos embaixadores.

Jardins dos Reales Alcázares de Sevilla

Arquitectura moçárabe no Alcazar de Sevilha
Catedral de Sevilha
A catedral de Sevilha é a maior catedral gótica do mundo. Conta a lenda que em 1401, quando foi decidida a sua construção, o clero disse: “Façamos uma obra tão bela e grandiosa, que as gerações futuras que a virem nos considerem loucos!” O resultado está à vista. Os trabalhos prolongaram-se por mais de 100 anos. Para além da grandiosidade, a catedral apresenta uma riqueza visível no seu altar mor em talha dourada, ou na enorme custódia de prata com alguns metros de altura.

Túmulo de Colombo na escura catedral de Sevilha

Sevilha vista do topo da Giralda
Planta da Catedral de Sevilha
Arquivo Geral das Índias
O arquivo das Índias foi criado em 1758 para guardar num só lugar toda a documentação referente às colónias espanholas, que até então se encontrava disperso por vários locais em Espanha. Nele encontram-se mais de 80 milhões de páginas, incluindo documentos como o Tratado de Tordesilhas, e apontamento pessoais de navegadores como Cristóvão Colombo e Fernão de Magalhães.

Arquivo Geral das Índias e Catedral de Sevilha ao fundo
Outros locais a visitar em Sevilha
Torre do Ouro

A Torre do Ouro em Sevilha
Praça de Espanha

Praça de Espanha em Sevilha
Bairro das embaixadas

Belo edifício da embaixada do Peru em Sevilha
Expo 92

Bairro da Expo 92 em Sevilha
Onde Dormir
Sevilha é uma cidade onde não é fácil encontrar alojamento barato. Há uma oferta muito grande de hosteis e hoteis de 2 estrelas na zona velha da cidade. Em 2010 fiquei alojado uma noite no Hostal Dalis, um hotel de 2 estrelas na praça Jerez.
Paguei 41,5€ por um quarto duplo no centro de Sevilha. Este hotel fica num edifício antigo no inicio de uma das principais ruas pedonais da cidade, a uns 200m da Catedral, Arquivo das Índias e Alcazar. Se for de carro é também fácil encontrar estacionamento próximo (pelo menos para mim foi).
Veja aqui esta e outras ofertas de Hoteis em Sevilha.
Mapa de Sevilha
Ver sevilla num mapa maior
3 Comentários
Os comentários estão encerrados.
Amo Sevilha !! Fui lá muitas vezes ! Na última vez, setembro de 2010, passei a tarde e a noitinha andando de bicicleta, em um domingo tranquilo foi maravilhoso andar de bici e tirar fotos dos seus encantos. Foi inesquecível !