Cidade antiga de Aleppo; Património da Humanidade na Síria
Actualização: Esta página é sobre a minha viagem à Síria em 2010. Por estes dias, pelas razões que infelizmente todos sabemos, não é mais possível viajar para este país. Espero que tudo se resolva para que um dia volte a ser possível voltar lá. Fica abaixo o que escrevi, para quem quiser conhecer como foram os meus dias por lá, assim como as maravilhas que este país alberga(ava?).
A cidade velha de Aleppo é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo.
Localizada na encruzilhada das rotas comerciais entre o Mediterrâneo e o Oriente, prospera desde o terceiro milénio antes de Cristo. Sucessivos ocupantes, entre eles Bizantinos, Romanos, Gregos, Cruzados e Árabes, deixaram a sua marca na arquitectura e no planeamento da cidade.
Aleppo foi a primeira cidade que visitei na minha viagem à Síria já que entrei pelo norte do país. Foi sem dúvida uma primeira boa impressão e um cheirinho daquilo que iria ver em Damasco, embora aqui muito mais autêntico já que a afluência de turistas é muito menor.
Principais locais a visitar:
Cidadela
Aleppo é dominada pelo colossal castelo medieval, a citadela, construída sobre um monte parcialmente artificial que se eleva 50m acima da cidade. Ainda que a estrutura remonte ao século XII, a colina era já usada para fins militares 4000 anos antes. A cidade velha é rodeada por uma muralha defensiva que hoje se intercala por entre as ruelas juntamente com sete das antigas portas.
Souks e bazares
Os souks e bazares de Aleppo estão entre os mais famosos do Médio Oriente. Cobertos por abobadas de pedra, estes mercados serpenteiam ao longo de 7km de ruas apertadas onde se pode encontrar de tudo um pouco, desde tapetes, roupas, carne, móveis e claro, os famosos sabonetes de azeite de Aleppo.
Grande Mesquita
A Grande Mesquita de Aleppo foi fundada em 715, mas dessa primeira construção pouco resta. O edifício que podemos ver hoje é fruto de uma reconstrução efectuada em 1250, sendo que o seu mais alto minarete data de 1090. Na minha memória ficará para sempre o chão de pedra polido pelas centenas ou milhares de fieis que ali caminham descalços ou em meias.
Zona Cristã
Localizada a Norte do centro da cidade velha, a zona cristã é imperdível para uma visita completa a esta cidade. Aqui podem-se encontrar museus e igrejas de várias comunidades cristãs, como os ortodoxos gregos, maronitas, etc e participar nas celebrações. Se for ao domingo de manhã, destaca-se a missa da igreja Arménica que é muito curiosa, com um ritual diferente do nosso e que se prolonga por toda a manhã.
Como chegar
Como Aleppo é a grande cidade mais a norte da Síria, torna-se num ponto de passagem para quem viaja por terra de ou para a Turquia. Se é o seu caso, leia esta página: Visto para a Síria, como e onde fazer; Fronteiras da Síria
Para viajar para Sul, em direcção a Damasco, Hama, Homs (para Palmira), etc, deve ir até à “Garaj Ramoussa” que fica nos arredores da cidade (o táxi custa 100 SP a partir do centro) e aí apanhar um autocarro para o seu destino. Por exemplo, para Hama em Junho de 2010 eu paguei 125SP em autocarro novo com ar condicionado.
Onde Dormir
Eu fiquei no hotel Hanadi, que é um pequeno hotel muito limpinho, com quartos um pouco cor de rosa de mais, mas com frigorífico em cada um, o que dá muito jeito já que as temperaturas quando visitei a cidade chegavam aos 42º! Sabiam mesmo bem as cerejas que lá colocava dentro 🙂
O preço por noite que paguei num quarto partilhado, com três camas, mas que só estava eu e mais um italiano, foi de 650SP. Este hotel fica a uns 5 minutos a pé da mesquita, junto à torre do relógio. É uma zona boa para ficar pois temos perto restaurantes, minimercados, internet, etc.
Mapa de Aleppo
Ver Aleppo num mapa maior
Um comentário
Os comentários estão encerrados.
Olá amigo! como sabes tenho assim uma adoração por esta cidade e está na lista dos destinos que tenho que visitar dentro em breve! grande abraço desde Ouarzazate!