Cidade histórica fortificada de Carcassonne; Património UNESCO em França
A cidade muralhada de Carcassonne é um dos mais impressionantes locais que se pode visitar em França. Segundo já li em algum lado, é mesmo o terceiro ponto onde acorrem mais turistas (a seguir a Paris e ao Monte de St Michele). E não é de admirar.
A cidade é algo de espantoso, que rapidamente nos traz à memória os retratos das épocas medievais, as guerras, os castelos, os príncipes e as princesas. Visitei a cidade num tórrido dia de Agosto de 2009 quando viajava à boleia pelo Sul de França. A cidade estava apinhada de turistas que se acotovelam pelas ruas estreitas.

Monumentais muralhas cercam a cidade de Carcassonne

Muralhas da cidade de Carcassonne, França
O principal ponto de atracção é o castelo, sendo paga a entrada. O resto da cidade pode ser visitada de forma gratuita. Há também uma catedral gótica, e é possível passear pelas muralhas ou assistir a encenações de torneios medievais.
As melhores vistas da cidade são para mim do exterior, quer do lado da cidade nova com o rio e a ponte, quer ao longe. Por exemplo do lado do canal do Midi, a cidade ergue-se com as suas torres como num conto de fadas por cima de tudo o resto.
O que vemos hoje é o resultado da restauração comandada por Violet-le-Duc no século XIX.
A minha visita a Carcassone
Depois de uma manhã à boleia desde Foix, chego por fim a Carcassone. Como já esperava a cidade, património da humanidade está repleta de turistas. Muitos turistas. Tantos que mal se consegue caminhar pelas ruelas estreitas. Paro logo no centro de informação turística para arranjar um mapa da cidade. Venho sem guias turísticos esta viagem. Com a quantidade de informação que é disponibilizada nos postos turísticos, os guias são desnecessários.

Muitos turistas num dia de Verão em Carcassonne
As ruas estão ladeadas de lojas de artigos turísticos, que pouco lembram a época medieval. É penas que este comércio turístico descaracterize esta preciosidade, mas também é certo que seria difícil manter aqui uma feira medieval permanente.
Decido entrar no castelo quando vejo que os jovens europeus até 25 anos não pagam os 8€ da entrada. Embora o castelo seja como todos os castelos, vazio, vale a visita pelas vistas magníficas que se têm para as muralhas da cidade e pela história que se vai aprendendo acerca da reconstrução desta cidade.

Visita ao castelo da cidade francesa de Carcassonne

Telhados do interior das muralhas da cidade medieval de Carcassonne

Visitantes no castelo medieval de Carcassonne em França

A cidade nova de Carcassone vista do interior do castelo
Outro dos pontos de interesse no interior das muralhas é a catedral. Depois de ter entrado na sombriamente esplendorosa catedral de Mirepoix, esta, deixa-me desiludido. Embora com detalhes góticos muito belos por fora, por dentro vive-se o circo esperado num local tão turístico como este. Não tem alma. Lá dentro as pessoas buscam apenas um ar um pouco mais fresco num dia quente de Agosto, enquanto os locais até aqui aproveitam para fazer comércio.
Entro no ritmo. Tiro algumas fotos, descanso no fresco e saio.

Vitral na catedral gótica de Carcassone, França
Como tem sido costume nos últimos dias, começam a formar-se espessas nuvens do lado dos Pirenéus. Caminho um pouco para fora da cidade para tentar tirar uma foto ao longe, mas o local onde vou acabo por ficar em contra luz. Volto a entrar nas muralhas para as cruzar e sair do outro lado, onde a cidade é mais fotogénica.

Espectacular vista da cidade de Carcassonne com o rio e ponte
Veja neste album no Flickr mais fotos da cidade fortificada de Carcassonne
Como Chegar
Para nós portugueses, e agora muito mais fácil viajar para Carcassonne. Pode mesmo ser um óptimo destino para uma escapadinha. A partir de 30 de Junho a Ryanair inicia a rota Porto – Carcassonne, com dois voos semanais, aos Domingos e Quartas-Feiras, com preços a partir dos 15€, que podem muito bem ser mais baixos com as promoções regulares desta companhia.

Linda vista das muralhas de Carcassonne desde as vinhas que rodeiam a cidade
Hoteis em Carcassonne
Vai viajar para a Carcassonne? Encontre e reserve aqui o seu hotel. Veja fotos e compare preços dos melhores hotéis em Carcassonne aqui: Hotel Carcassonne
Mapa de Carcassonne
Um comentário
Os comentários estão encerrados.