Canal du Midi; Património UNESCO em França

4

No século XVII os barcos eram o mais eficiente meio de transporte de mercadorias e na França, a viagem entre o Norte e o Sul era dificultada pelas características geográficas do país: a única hipótese por via aquática era contornar a península ibérica navegando por águas repletas de piratas.

Barco navegando no canal du Midi em Carcassone, França

A solução foi encontrada pelo visionário Pierre-Paul Riquet: construir um canal que ligasse o Mar Mediterrânico ao Oceano Atlântico Norte.

O resultado foi o Canal Du Mudi, uma via aquática com 235km de extensão que liga em Toulouse o rio Garonne que desagua no Atlântico, ao porto Mediterrânico de Sète.

Inaugurado em 1681, esta monumental obra da engenharia contem mais de 300 estruturas significativas, entre elas mais de 100 comporta, várias pontes, represas e mesmo um túnel! Durante mais de 3 séculos esta extraordinária via aquática cumpriu na perfeição a sua função trazendo prosperidade à populações que viviam nas suas margens.

Quando em 1980 o tráfego comercial a sua função passou a ser recreativa. É fácil perceber porquê: o canal corre por zonas maioritariamente rurais, pequenas cidade em aldeias que mantêm o seu carácter e charme. É possível percorrer de barco o canal em toda a sua extensão, em barcos de cruzeiro ou particulares fazendo paragens ao longo do percurso para visitar as cidades.

Quando visitei o Canal du Midi

Carcassonne

Em 2009 cruzei-me em Carcassonne com o canal e percorri a pé alguns quilómetros junto a ele. Esta é também uma interessante forma de conhecer o canal: a pé ou de bicicleta, já que paralelo às suas margens segue sempre um caminho pedonal.

canal midi ponte carcassone
Barco no canal du Midi, numa ponte sobre um rio!!!

O mais interessante de observar é sem dúvida a passagem dos barcos pelos sistemas de comportas que permitem assim vencer grandes desníveis e também as pontes que são construídas por cima de outros rios que correm a uma cota diferente. É algo difícil de imaginar, ver um barco a passar numa ponte e o outro rio por baixo.

Béziers

Em 2013 visitei algumas partes do canal junto a Béziers, nomeadamente a ponte sobre o rio Orb e a sequência de 8 enclusas de Fonseranes.

Enclusas de Fonseranes no canal du Midi em Béziers
Ponte do Canal du Midi sobre o rio Orb em Béziers

Principais cidades servidas pelo canal

As principais cidades  servidas pelo Canal du Midi em França eram:

  • Toulouse
  • Castelnaudary
  • Carcassonne
  • Béziers

Hoteis ao longo do canal

Se não quiser dormir no barco, deixo algumas recomendações de hoteis nas principais cidades atravessadas pelo canal. Descubra o hotel que melhor se adapta a si.

Veja nestas páginas alguns exemplos, preços e fotografias de hotéis ao longo do canal.

1ª Parte – Entrada do Barco na primeira comporta

2ª Parte – Fecho da primeira comporta

3ª Parte – Descida do nivel da água

4ª Parte -Abertura da segunda comporta

5ª Parte – Saída do barco do sitema de enclusas

Este artigo pode conter links afiliados.

Kit de Viagem

Quer organizar a sua viagem e ao mesmo tempo ajudar o projecto Dobrar Fronteiras? Siga os links abaixo para a suas reservas de hotéis, carros e seguros de viagem. Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.