Chipre, República do

chipre viagem

Devido à sua posição geográfica, o Chipre foi desde tempos remotos um importante ponto de passagem para as rotas marítimas do Mediterrâneo, e consequentemente um local de encontro das diferentes culturas que ladeiam este mar.

Actualmente a ilha está dividida ao meio entre o República do Chipre e a República Turca do Norte do Chipre, e ainda dois pequenos territórios que constituem as bases soberanas do Reino Unido.

A minha viagem ao Chipre

Em Julho de 2010, depois de ter andado algumas semanas pelas Síria, Líbano e Turquia, apanhei o barco do porto de Tasucu para Cirénia, uma cidade portuária no zona norte da ilha. Estive ao todo 5 dias na ilha, assim distribuídos:

Tendo em conta que recorri unicamente a transportes públicos e à boleia, consegui fazer uma boa visita à ilha para o tempo que tinha disponível. Com mais uns dias, teria explorado melhor a costa norte da ilha, na parte turca e estado mais tempo na peculiar cidade dividida de Nicósia.

Locais a visitar no Chipre (República Turca do Norte)

Cirénia, cidade portuária do norte do Chipre

Barcos de recreio na marina de Cirénia, Chipre
Barcos de recreio na marina de Cirénia, Chipre

Girne é o nome turco para a cidade de Cirénia (ou Kyrenia), no norte da ilha. A invasão dos turcos, em 1974 foi só a última das dezenas que este importante porto testemunhou ao longo da história.

O local já era habitado antes do Neolítico, a cidade viu por lá passarem egípcios, gregos, romanos, vários exércitos de cruzados a caminho de Jerusalém, otomanos e britânicos.

Cidade de Farmagusta (Magusa)

Mesquita de Lala Mustafa Pasha, antiga Catedral de São Nicolau em Farmagusta, Chipre

Depois de Cirénia, Magusa foi a segunda cidade que visitei na ilha. É uma cidade costeira, com um património riquíssimo, de onde se destaca a peculiar mesquita de Lala Mustafa, que combina os arcos góticos da igreja original com os minaretes.

Junto a Farmagusta fica a “cidade fantasma” de Varosha, antiga estância balnear, interdita desde a invasão turca de 1979.

 Locais a visitar no Chipre (República)

Lefkosia (Nicosia), capital do Chipre

Caravanserai na parte norte de Nicósia, Chipre

A cidade de Nicósia, apelidada agora de Lefkosia, é a capital do Chipre.

Para mim, e penso que para qualquer viajante, o mais fascinante nesta cidade é que actualmente é a única capital europeia que se encontra dividida, à semelhança de Berlim nos tempos da guerra fria.

 Cidade de Larnaca

Larnaca é uma cidade costeira no sul da ilha, com boas praias e muita animação de noite e de dia.

Um bom local para relaxar e dar uns mergulhos nas águas quentes do mediterrâneo, mas também para conhecer o património cultural existente. Foi o ultimo local onde estive antes de voar daqui para Londres.

Património da Humanidade

O Chipre tem no seu território 3 locais classificados como património da humanidade pela UNESCO dos quais na minha viagem visitei dois: as ruínas na cidade costeira de Paphos e algumas igrejas de Troodos.Não tive infelizmente oportunidade de visitar as ruínas neolíticas de Choirokoitia. Nestas páginas pode ver fotografias e informação sobre os locais que visitei:

Paphos, Património da Humanidade no Chipre

Túmulos dos reis em Paphos

Povoada desde o Neolítico, Paphos era já no período pré Helénico um centro de culto a divindades relacionadas com a fertilidade mesmo antes de aí se ter iniciado o culto a Afrodite. A ilha de Chipre era mesmo tida como o local de nascimento desta deusa, numa praia  poucos quilómetros de Paphos, tendo o seu templo sido erguido o século XII a.C.

Igrejas pintadas da região de Troodos; Património da Humanidade no Chipre

igreja troodos Chipre

As 10 igrejas de Troodos classificadas pela UNESCO encontram-se nas montanhas com o mesmo nome no interior da ilha.

Aí, protegido naturalmente dos ataques muçulmanos encontra-se um dos maiores e mais bem conservados grupos de igrejas do império Bizantino, que, apesar disso, ficam fora do roteiro da maioria dos turistas.

Transportes

Deslocar-se no Chipre pode ser uma dor de cabeça se não tiver carro ou alugar um. Se o seu orçamento o permitir e quiser ter alguma liberdade de movimentos, especialmente na parte sul da ilha, recomendo que alugue carro.

Sempre que preciso de alugar carro uso o site RentalCars.com já que este pesquisa em várias companhias de aluguer de carros e normalmente consegue-se um preço mais barato do que alugando noutro local.

Os transportes públicos são muito reduzidos e aos fins de semana quase inexistentes, mesmo entre as principais cidades! Uma solução (que eu usei) é fazer um misto de autocarro/caminhada/boleia.

Alojamento

Esta é a página que escrevi sobre o hotel em que fiquei em Nicósia, o Tony B&B, um alojamento barato e simples mas muito bem localizado.

Se vai para o Chipre e procura um hotel, recomendo-lhe esta página para fazer a reserva e pesquisa: Hoteis no Chipre. Eu faço quase sempre aqui as minhas reservas e estou satisfeito com a facilidade de pesquisa. Correu sempre tudo bem.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *