A cidade de Nicósia, apelidada agora de Lefkosia, é a capital do Chipre. Para mim, e penso que para qualquer viajante, o mais fascinante nesta cidade é que actualmente é a única capital europeia que se encontra dividida, à semelhança de Berlim nos tempos da guerra fria.
A linha verde

Ao longo da denominada “linha verde” depara-mo-nos constantemente com ruas fechadas por muros ou por portões altos, sendo a passagem livre entre os dois lados mediante a apresentação do passaporte.
Sendo cidadão europeu, o passaporte nunca é carimbado do lado sul, mas apenas à entrada e saída do lado norte numa folha de papel que não deve perder.
Zona norte de Nicósia

Parte Sul de Nicósia

Onde dormir em Nicósia
Se vai viajar para o Chipre comece já a preparar a sua viagem. Sugiro este site para encontrar o hotel que mais se adequa a si: Hoteis em Nicósia.
Note que a oferta para viajantes de mochila às costas é reduzida ou inexistente. Eu quando lá estive em 2010 acabei por ir ao posto de turismo do lado sul perguntar qual era o local mais barato para ficar. Indicara-me uma rua onde havia alguns hotéis a bom preço. Acabei por ficar no Tony B&B na Solonos St.
Olá Rodrigo,
Sinceramente não sei ao certo como é para cidadãos brasileiros, mas uma vez tendo o visto que lhe permite entrar no Chipre, penso são haver problemas a passar para o lado norte e voltar. Aquilo é perfeitamente tranquilo. No entanto, é sempre conveniente perguntar quando for a sair de um dos lados, se pode votar a entrar sem problemas.
Boa viagem
Samuel
É um prazer conhecer este blog, Samuel. Será que você poderia me ajudar? É tranquila a passagem entre a parte norte e sul da ilha de Chipre ou há dificuldades? Sabe se para brasileiros há alguma exigência? Muito grato. Rodrigo
[…] http://www.dobrarfronteiras.com/lefkosia-nicosia-capital-chipre/ […]
[…] http://www.dobrarfronteiras.com/lefkosia-nicosia-capital-chipre/ […]
[…] http://www.dobrarfronteiras.com/lefkosia-nicosia-capital-chipre/ […]
[…] cheguei a Nicósia em Julho de 2010, não sabia muito bem onde ficar, mas estava a precisar dum hotel depois de uma […]