Lefkosia (Nicosia), capital do Chipre

6

A cidade de Nicósia, apelidada agora de Lefkosia, é a capital do Chipre. Para mim, e penso que para qualquer viajante, o mais fascinante nesta cidade é que actualmente é a única capital europeia que se encontra dividida, à semelhança de Berlim nos tempos da guerra fria.

A linha verde

Rua com portão na “Linha Verde” de Nicósia

Ao longo da denominada “linha verde” depara-mo-nos constantemente com ruas fechadas por muros ou por portões altos, sendo a passagem livre entre os dois lados mediante a apresentação do passaporte.

Sendo cidadão europeu, o passaporte nunca é carimbado do lado sul, mas apenas à entrada e saída do lado norte numa folha de papel que não deve perder.

Zona norte de Nicósia

Caravanserai na parte norte de Nicósia, Chipre

Parte Sul de Nicósia

Esplanada nas ruas de Nicósia

 

Onde dormir em Nicósia

Se vai viajar para o Chipre comece já a preparar a sua viagem. Sugiro este site para encontrar o hotel que mais se adequa a si: Hoteis em Nicósia.

Note que a oferta para viajantes de mochila às costas é reduzida ou inexistente. Eu quando lá estive em 2010 acabei por ir ao posto de turismo do lado sul perguntar qual era o local mais barato para ficar. Indicara-me uma rua onde havia alguns hotéis a bom preço. Acabei por ficar no Tony B&B na Solonos St.

Mapa de Nicósia

Este artigo pode conter links afiliados.

VAMOS VIAJAR?

Olá! Gostou do que leu? Subscreva a minha newsletter e receba no seu e-mail as últimas novidades do blog Dobrar Fronteiras.

KIT DE VIAGEM

Quer organizar a sua viagem e ao mesmo tempo ajudar o projecto Dobrar Fronteiras? Siga os links abaixo para a suas reservas de hotéis, carros e seguros de viagem. Obrigado!

  • Reserve o seu hotel no Booking.com
  • Alugue carro no destino em Rentalcars.com e viaje com mais liberdade
  • Contrate um seguro de viagem na IATI Seguros com desconto de 5% e viaje descansado.
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rodrigo,
    Sinceramente não sei ao certo como é para cidadãos brasileiros, mas uma vez tendo o visto que lhe permite entrar no Chipre, penso são haver problemas a passar para o lado norte e voltar. Aquilo é perfeitamente tranquilo. No entanto, é sempre conveniente perguntar quando for a sair de um dos lados, se pode votar a entrar sem problemas.
    Boa viagem
    Samuel

  2. É um prazer conhecer este blog, Samuel. Será que você poderia me ajudar? É tranquila a passagem entre a parte norte e sul da ilha de Chipre ou há dificuldades? Sabe se para brasileiros há alguma exigência? Muito grato. Rodrigo

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.