Vaticano, Estado da Cidade do
A cidade do Vaticano, um dos lugares mais sagrados da cristandade, é testemunha de uma grande história e um formidável empreendimento espiritual. Dentro das fronteiras deste pequeno estado encontra-se uma colecção única de arte e arquitectura.
Este, penso eu, é o único caso em que um estado é todo ele património da humanidade. E não é para menos. Todo ele é um museu. O Vaticano encontra-se encaixado no meio da cidade de Roma, e pode-se entrar por vários pontos da colunata que rodeia a praça.
No seu centro ergue-se a Basílica de São Pedro, sobre o túmulo do apóstolo, e em frente a praça circular rodeada de palácios e jardins. A basílica, o maior edifício religioso do mundo é fruto do génio de artistas como Bramante, Rafael, Miguel Angelo, Bernini e Maderna.
É obviamente um local de peregrinação para os cristãos (ou mais correctamente romagem), tal como Jerusalém ou Santiago de Compostela.
Visitar o Vaticano
Basílica de São Pedro
Tratando-se de um lugar sagrado e também susceptível de ataques criminosos, à entrada na basílica de São Pedro (que é livre) é feita uma revista às malas no raio-x e também ao traje dos visitantes. Quem se apresentar de calções, saias muito curtas ou ombros à mostra é-lhe pedido que os cubra ou volte atrás. Vá preparado para isso.
Depois disso pode visitar o piso inferior, sob o altar da basílica, onde se encontram os túmulos dos papas, entre eles São Pedro e João Paulo II (entretanto mudado para o piso superior).
O interior da basílica é ricamente decorado e pode mesmo encontrar aqui algumas obras primas como La Pietà, de Miguel Ângelo.
Museu do Vaticano
O Museu do Vaticano possui uma das maiores colecções de arte do mundo. Para lá chegar é necessário voltar a sair do micro-estado para a cidade de Roma e contornar as muralhas até à entrada do Museu do Vaticano.
A visita pode levar um dia inteiro. Eu estive lá 5 horas, e foi sempre a correr. A correr até chegar à capela Sisitina, onde se tem de fazer uma grande pausa para admirar com a multidão que lá se acotovela os frescos mais famosos do mundo, pintados por Miguel Angelo e Botticello.
Onde dormir
A não ser que seja amigo do Papa, ou queira passar a noite nas colunatas da praça de São Pedro (como na verdade muitos peregrinos fazem, especialmente os de países mais pobre e em dias de grandes celebrações), terá de procurar alojamento em Roma.
Compare neste site todos os hotéis em Roma, saiba quais os melhores preços e localizações. Veja fotografias, comentários de utilizadores e faça a sua reserva: