
Fátima tornou-se o principal centro de peregrinação cristã de Portugal, e um dos maiores da Europa e do Mundo, depois de em 1917 três crianças terem visto Nossa Senhora nesse local enquanto pastavam as suas ovelhas.
As aparições iniciaram-se a 13 de Maio de 1917 e viriam a ocorrer todos os meses no mesmo local e no mesmo dia, até Outubro, altura em que se deu um milagre que todos puderam ver, com o sol a movimentar-se e a “choverem” flores que ninguém conseguia tocar.
A mensagem de Nossa Senhora falava da conversão dos pecadores, de oração e de paz. A ajudar à popularidade estiveram as visitas do papa João Paulo II anos mais tarde.
Fátima é um local que me fica muito próximo. Lembro-me inclusive de ver João Paulo II na sua última visita ao local e também das palavras do meu bisavô sobre o milagre de 13 de Outubro, que ele próprio presenciou.

Santuário
Em plena serra de Aire e Candeeiros, num local onde há pouco menos de 100 anos nada mais existia que pedras, oliveiras, azinheiras e campos verdes onde pastavam rebanhos, existe hoje uma cidade que se desenvolve em redor do santuário, quase exclusivamente dedicada ao turismo.
O santuário é composto por um enorme recinto onde são celebradas as cerimónias em dias de maior afluência de peregrinos. No centro deste está a capelinha das aparições (na imagem), construída no local onde os pastorinhos viram Nossa Senhora aparecer sobre uma azinheira. A árvore hoje não existe, pois foi levada aos poucos pelos primeiros peregrinos.

No topo norte encontra-se a basílica, construída entre 1928 e 1953 e no topo sul a nova basílica da Santíssima Trindade, inaugurada em 2007.
Há ainda para visitar vários museus de arte sacra, artefactos relativos aos acontecimentos ali passados e sobre a história do local.

Museus em Fátima
Museu de Cera
Museu Vida de Cristo
Museu Milagre de Fátima
Museu do Santuário de Fátima
Aljustrel e Valinhos
A pequena aldeia de Aljustrel foi a terra natal dos 3 pastorinhos e fica a poucos quilómetros do centro da Cova da Iria. Pode visitar livremente a casa dos irmãos Francisco e Jacinta que fica logo à entrada da aldeia e com sorte pode até encontrar aí alguns familiares destes que costumam estar na casa. Na casa da família da Lúcia funciona um museu que retrata um pouco a vida das pessoas no início do século passado.

Partindo de Aljustrel pode percorrer uma via sacra nos Valinhos. Irá passar por dois locais de grande importância para os acontecimentos de Fátima: o sítio onde se deu a aparição da Nossa Senhora a 19 de Agosto de 1917 (na imagem) e mais à frente a “Loca do Cabeço”, onde terão sido as aparições do Anjo de Portugal.
A via sacra termina no topo da colina onde tem uma boa vista sobre as redondezas e o santuário.


Onde dormir
Sendo este um local de enorme afluência de peregrinos, há uma grande oferta hoteleira que satisfaz todo o tipo de clientes. Reserve com bastante antecedência se pretende dormir em Fátima nos dias das grandes peregrinações como o 13 de Maio.
Como vivo relativamente perto de Fátima, só precisei de ficar uma vez num hotel lá. A escolha foi para o hotel Anjo de Portugal, uma unidade recentemente remodelada, com linhas modernas e a menos de 5 minutos a pé do santuário. Veja aqui mais informação sobre este hotel em Fátima.

Como chegar
O ideal para ir a Fátima, como a qualquer local de peregrinação, é a pé. À semelhança do caminho de Santiago, também para Fátima há caminhos marcados, com setas azuis, partindo de Lisboa, ou vindo do norte, seguindo o caminho de Santiago em sentido inverso.
De carro, tem uma saída da autoestrada A1 mesmo em Fátima, que nos dias de grandes peregrinações pode ficar bastante congestionada. Se vier do norte arrisque sair em Leiria.
Há autocarros frequentes que ligam Fátima a Leiria, Tomar, Batalha, Alcobaça, e outros locais de interesse turístico da zona. Para isso consulte o site da Rodoviária do Tejo. Para ligações a outros locais do país consulte a Rede Expressos.
Nunca, mas nunca tente chegar a Fátima de comboio! Este é um erro que muitos visitantes estrangeiros cometem. É verdade que existe uma estação chamada “Fátima” na linha do Norte, mas a paragem fica a mais de 15km de Fátima e depois para chegar ao santuário só tem uma opção: apanhar um táxi, que ficará bastante caro.
Outros locais a visitar perto de Fátima
Fátima fica numa região com imensos monumentos, praias e belas serras que permitem aliar uma visita religiosa a algo mais cultural e ao contacto com a natureza.
Inevitavelmente vai conhecer um pouco das serras de Aire e Candeeiros. Não deixe de consultar as dicas que deixo sobre os meus locais favoritos na página Pela minha serra de Aire e Candeeiros. Próximo de Fátima pode ir até às pegadas dos Dinossauros, ao parque da Pia do Urso ou às grutas.

Num raio de 30 quilómetros de Fátima encontram-se três mosteiros classificados como património da Humanidade. São eles Alcobaça, Batalha e Tomar. Se não conhece, não deixe de visitar pelo menos 1 deles. Hoje com o IC9 em poucos minutos consegue chegar à Batalha ou a Tomar onde pode visitar o Convento de Cristo.

Mapa de Fátima
Ver Fátima num mapa maior
[…] painel terá sido instalado aqui junto à estrada de Fátima, no Reguengo do Fétal, penso que na década de 60 ou 70. Existem agora planos para restaurar este […]
Olá,
Sou da terra, qualquer ajuda, disponham 🙂