Castelo do Drácula em Bran na Transilvania, Roménia
O castelo de Bran seria apenas mais um dos muitos castelos da Roménia não fosse Bram Stroker inspirar-se nele para o seu famoso romance “Drácula”.
Construído no Sec. XIV numa importante passagem nas montanhas, o castelo começou por ser usado na defesa contra os Otomanos, e mais tarde como posto aduaneiro na passagem entre a Transilvânia e a Valáquia.
O seu mais famoso habitante, Vlad Tepes, príncipe da Valáquia, terá usado o castelo, mas provavelmente nem nunca lá terá vivido. Ficou conhecido como “o empalador” pelos métodos que usava contra os seus inimigos, e foi mais tarde tornado famoso pelo romance de Stroker como Drácula.
Mais recentemente, a partir de 1920, o castelo tornou-se residência dos réis da Roménia, sendo habitado pela rainha Maria.
Com o fim da segunda guerra mundial e a tomada de poder pelo regime comunista, a família real foi expulsa e o castelo transformado em museu. É hoje o segundo edifício mais visitado pelos turistas na Roménia, atrás do castelo de Peles.
Visitar Bran
A entrada para o parque que rodeia o castelo faz-se por uma pequena porta de madeira que está rodeada de vendedores de souvenires, junto ao museu nacional de Bran, e não pelo portão principal que fica junto à paragem dos autocarros.
Os bilhetes custam 25LEI para adultos, 10LEI para estudantes e 5LEI para crianças. Mesmo sendo pequeno, preveja gastar mais de uma hora a visita-lo já que há um infinidade de salas, corredores, varandas, etc, e muita muita gente para tão pouco espaço.
Grande parte do castelo/museu está dedicado à rainha Maria, e só nos últimos pisos há duas salas que contam a história de Vlad Tepes e de Stroker.
Cá fora, não deixe de provar os deliciosos queijos tradicionais, e visite também o museu nacional de Bran, que fica mesmo junto à entrada do castelo, um museu ao ar livre onde são apresentadas vários tipos de casas típicas da Roménia.
O preço é de 2LEI para estudante.
Veja também: Página web do castelo de Bran
Como chegar
O castelo de Bran fica no centro da Roménia na província da Transilvânia, a poucos quilómetros da cidade de Brasov (lê-se Brachov). É a esta cidade que se tem de dirigir para chegar ao castelo. Pode-se lá chegar de autocarro ou de comboio
Eu cheguei de autocarro pois vinha de Milão na Itália, num autocarro directo que demorou pouco mais de 24horas de viagem. Há também comboios para a capital, Bucareste, que será o mais conveniente para a maioria dos viajantes. A viagem dura 3 horas e o bilhete custa 38,80LEI.
Para ir de Brasov até Bran, há autocarros que partem da Autogar Codreano (Codreano é a companhia de autocarros) que fica mesmo junto ao estádio. Atenção que há outra gare para os autocarros nacionais e internacionais, que fica já à saída de Brasov, mas aí apenas vai encontrar taxistas “sedentes de sangue” a quererem levá-lo ao castelo por 3,5Lei/km. Os autocarros para Bran partem a cada meia hora, aproximadamente e custam 4LEI.
Recomendo que veja o mapa abaixo e as fotografias de Brasov para identificar melhor os locais de onde partem estes transportes. De qualquer forma, à excepção dos taxistas, as pessoas são simpáticas e ajudam a encontrar o que procuramos. 🙂
Onde Dormir
Procure e reserve aqui o seu hotel em Bran. Vá a este site e veja fotos, compare preços, leia opiniões e reserve um de entre os vários hoteis de Bran.
Se preferir não será pior ficar em Brasov, local com uma maior oferta hoteleira e bem mais interessante para passar a noite. Veja aqui: Hoteis em Brasov
Mapa de Bran e Brasov
Ver Bran, Brasov num mapa maior
Kit de viagem para a Roménia
ALUGAR CARRO
A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Roménia, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências. Boa viagem!
RESERVAR HOTEL
Aproveite a minha recomendação e use este site para encontrar o seu hotel ao melhor preço: Hotéis em Bran.
- Categorias:
- Romenia
28 Comentários
Os comentários estão encerrados.
As informações que tenho da Romenia e de seu povo,são as melhores possíveis.Vou indo pra lá e não vejo a hora de visitar principalmente Sighisoara,Brasov,Bran, e outras cidades próximas,na Transilvania.Dizem que o romeno é hospitaleiro,sua comida é saborosa,o transporte funciona,etc.O que o viajante como eu,já experiente,deve ter em mente é que cada povo tem sua cultura,seus costumes,virtudes e vícios,e é justamente esse aspecto que deixa uma viagem fascinante.Viajar é conhecer e aprender.Sou contra comentários,e eu já vi muitos,que
desmerecem,que desqualificam uma cidade,um povo ou um pais,simplesmente porque a bagagem foi perdida, o trem que não está novinho em folha ou por não ter sido tratado como queria,essas coisas.O imprevisto numa viagem é que a torna especial.Com relação ao Drácula,claro que sabemos tratar-se de uma lenda mas e daí ? Papai Noel e o coelhinho da Páscoa existem? Qual é o problema? Quando a lenda for mais forte que a realidade,imprima-se a lenda,oras!
Nossa deve ser muito irado conhecer esse castelo monstruoso ……….
A história regata os valores e desmitifica lendas infundadas. Muito embora a lenda criada em torno do castelo do conde Drácula seja atraentem, tudo não passa de romance e aqui se deve considerar a criatividade inventida do autor. Ao crédulo, tudo pode existir mas o racional sempre dá o seu veredicto verdadeiro, que é o que realmente vale! Jota Lopes Ipu Ceará, às 06h49min de 26.05.2014
Morei na Espanha dez anos , conheço varios paises , inclusive Romenia , Hungria , Bulgaria , Republica Checa etc , e digo a voces , se na Romenia tem algo bom , sao seus queijos de leite de cabra , as mulheres romenias que sao lindas loiras , estilo as vampiras do van helsing , e suas paisagens exuberantes , nao se equivoquem com o povo de la ok , mercenarios de guerras , prostitutas , ladroes , traficantes de humanos , inclusive de meninas romenias para se prostituirem na europa , o povo daquela regiao e gente de má indole por natureza , e exportam tudo de ruim para a europa , trafico de drogas armas , prostituiçao , extorçao , pais precario em termos de transporte , o que eu recomendo e alugar uma carro em algum pais proximo , e ja levar do Brasil a carteira de habilitaçao internacinal que vale por um ano , e tomar cuidado para nao ser assaltado , sequestrado , e morto por nada , e outra coisa para os menos informados , Dracula nunca existiu , e sim Vladimir Tapes III , que era temido pela sua crueldade , o povo da Romenia , de todos os estranjeiros que vivi , e convivi com eles na europa , e o povo mais criador de problemas na europa , ninguem quer saber de romenios , em lugar nenhum do mundo , e desgraçadamente algums acabam vindo morar no Brasil , graças a umas vagabundas que vao na europa se prostituirem , se casam e vem morar aqui , alem delas irem fazer justificativa a imagem da mulher brasileira , elas ainda trazem algum lixo para o Brasil , romenios, italianos , espanhois , portugueses etc.
A maioria das coisas que aqui foram ditas, se diz dos brasileiros, em vários países do mundo, e do povo brasileiro, e na Roménia se diz estas coisas dos ciganos, criando assim bodes expiatórios. Se dizem na Espanha e Portugal coisas horríveis de brasileiros e brasileiras, mas eu pessoalmente somente tenho coisas boas para falar dos Romenos, e Romênia, da alegria do povo, da acolhida, da comida muito boa, das paisagens, dos amigos que lá fiz, da beleza do seu povo, da sua religiosidade, tudo de bom.
ola. eu estou em Budapeste e saio amanha para Bucareste e a ponderar passar por aqui. será que me consegue dizer se a estalão do comboio Brasov tem cacifos para bagagem, ou pelo menos se é uma estação razoável de dimensões que o indique? sabe até que horas esta aberto o espaço do castelo a visitas… agradecia imenso qualquer ajuda. pode me contactar por email ou pelo facebook com este nome. um abraço
Queria poder vizitar este castelo !!! Sou fanática pelo Drácula!!!
Mãe me leva!!!!!!!
kkkkkkkkkk
erros de português são sempre medonhos, mas ler “envoUve” foi demais…
EU VOU LA KKKKKKKKKKKKK
Este lugar teve ser muito bonito espero q algum dia eu va
o que a gora o castelo do meu irmão e uma pasalera de humano a gora meseu eu so o filho da rainha dos vanpiro e ela nao va gosta muito diso haaaaaaaaaaam
o que a gora o castelo do meu irmã
ir a Romenia e ao castelo de Dracula, sera uma forma de eternizar alguem muito especial que esteve ali e contou-me o qt impreciona.
é lugar bonito e intrigante,que ja nos proporcionarão, muitas estorias pelo seu passado .
Sou filho de romeno, pretendo em breve conhecer. 1000 vezes demais, sem palavras.
Olá José, cerca de 10€
Amigo,quanto custa em euros uma passagem de trem Bucareste Basov?
ACHO MUITO IRADO
TUDO QUE ENVOUVE O
CASTELO DE DRACULA
Ótimas informações do site. Preciso de saber como chegar a Brasov partindo de Estrasburgo (França). Estou indo para a Romênia em junho.
Adorei completamente o artigo e as imagens são demais.
Parabéns, pelo site.Sempre foi meu sonho conhecer o castelo do dracula,e aprender um pouco mais sobre a cultura romena.Tenho vontade de conhecê-la fazer uma viagem para lá
se alguém puder me informar ficarei muito grato a essa pessoa.
Nossa simplesmente surreal,deslumbrante sem foi meu sonho conhecer esse castelo e um pouco mais da romenia
tenho vontade de aprender o idioma romeno
cara gostei muito ja sei para onde vou nas ferias
Olá! Estou planejando um passeio com minha esposa para a Romênia. Será que encontro algum passeio de 1 dia apenas, ao Castelo do Drácula, saindo de Bucharest, e barato!?? E, parabéns pelo site! fantástico!
Nota 10!!! Gostei muito! Em breve irei conhecer com meu companheiro de viagem!!!
amei, to louca para ir no ano que vem
Adorei,amei,sem palavras.