Hierápolis – Pamukkale, Património UNESCO na Turquia
Criado pelas águas saturadas de calcite que brotam das montanhas, Pamukkale, “Castelo de Algodão” em turco, é para mim o local mais bonito e agradável de visitar da Turquia. Os romanos acharam o mesmo e por isso construíram ali uma grande cidade termal no século II A.C., por onde viriam a passar mais tarde os primeiros apóstolos cristãos.
Visitar Pamukkale e a Hierápolis
Pamukkale
Já todos vimos fotos de Pamukkale, e normalmente ficamos a pensar que aquilo é gelo. Muito bonito, mas frio. Felizmente, errado!
O castelo de algodão é formado pela solidificação da calcite que sai junto com as águas das fontes termais. Esta água nasce entre 35º a 100º, por isso de frio não tem nada.

Pamukkale, o castelo de algodão na Turquia
Depois o que acontece cá fora é um fenómeno parecido ao das nossas grutas de calcário com a formação de estalactites e estalagmites. Aqui a concentração de calcite é tão elevada que se deposita em tudo quanto é sitio e cria estas piscinas de mármore travertino, que portanto não são nem macias, nem frias, mas sim quentes e duras!

Zona de banhos em Pamukkale
Quanto aos visitantes, de forma a preservar as formações naturais das centenas de visitantes que diariamente lá entram, foram criadas algumas artificiais mesmo ao lado. Há duas zonas onde se pode tomar banho: nas grandes piscinas que ficam na encosta, que são tipo depósitos com lama e onde toda a gente vai, ou então numa zona, bem mais bonita lá no cimo, com uns socalcos tal como as naturais e o jardim ao pé. Um local mesmo muito agradável!
Hiérapolis
As ruínas da cidade romana de Hierápolis estendem-se por vários quilómetros em redor, com teatros, fóruns e especialmente interessante uma enorme necrópole cristã com centenas de túmulos, alguns deles já meios enterrados pela calcite.

Túmulo nas ruínas de Hierapolis – Pamukkale
Acontece que com Pamukkale ali ao lado, as ruínas, mesmo sendo muito boas tornam-se secundárias. Recomendo portanto que vá com tempo.
Vale a pena dispensar duas horas para as visitar. Há ainda uma piscina muito bonita criada sobre as ruínas da piscina romana. Pode nadar pelo meio das colunas romanas, como se fosse a Lara Croft no Tomb Raider. É o único local onde tem de pagar um extra para além do bilhete de entrada.

Nadar nas ruínas da piscina Antiqua de Pamukkale
Eu estive lá apenas uma tarde, mas a vontade era de ficar uma semana inteira. 🙂 Por isso vá pelo menos por um dia, e faça como se estivesse na praia. De manhã banhe-se em Pamukkale, pode almoçar lá dentro (há restaurantes), ou levar a bucha para de tarde fazer uma caminhada pelas ruínas e terminar na piscina Antiqua.
Os bilhetes de entrada custam 20YTL (aprox. 10€) e permitem o acesso a todo o espaço.

Anfiteatro nas ruínas romanas de Hierapolis – Pamukkale
Nascente vermelha

Nascente vermelha de Pamukkale, Turquia
Como chegar
Pamukkale fica a cerca de 20km de Denizli, uma grande cidade. Em qualquer local da Turquia pode comprar bilhetes de autocarro para Pamukkale.
Estes param todos em Denizli, e daí embarcará com o mesmo bilhete num autocarro mais pequeno para Pamukkale. Eu fiquei em Denizli e depois fui à boleia com um Couchsurfer para Pamukkale, que me levou até à entrada.
Penso que os autocarros também param aí, ou então deve haver outra entrada na base do “castelo”. Se não, apanhe um táxi ou vá à boleia. São uns 2km.
Onde dormir
Descubra o hotel que melhor se adapta a si. Algumas sugestões de bons hotéis em Pamukkale aos melhores preços. Veja nestas páginas alguns exemplos, preços e fotografias de hotéis em Pamukkale.
Mapa de Pamukkale
Ver Pamukkale num mapa maior
9 Comentários
Os comentários estão encerrados.
Olá,
Fiquei muito impressionada com as imagens de Pamukkale e gostaria de mais informações como acomodações, época do ano melhor para visitar e a segurança em relação ao turista nessa região.
Um abraço, Rita
Estou indo para Istambul no dia 15 deste mês, e fiquei muito curiosa para conhecer Pamukkale depois de visitar seu blog, obrigada pelas dicas, Cintia
Olá Adriana,
Sim, 2 dias são suficientes. Aproveite bem para tomar uns banhos. Pode aproveitar ainda para visitar as ruinas romanas de Afrodisias, que ficam a uns 60km a Sudoeste. Eu não lá fui, mas pelas fotos parecem bem interessantes.
Boa viagem
Samuel
Olá Samuel, sou brasileira e gostei muito do seu blog. Estou indo para a Turquia no mês que vem. Você acha que 2 dias são suficientes para visitar Hierápolis e as piscinas térmicas? O que mais posso fazer por perto? Inicialmente pretendo ficar 3 dias em Istambul, 4 dias na região de Goreme e 2 dias em Hirápolis. Muito obrigada.
Olá Luciane,
Sim, sou Português. Obrigado pelo comentário.
Olá! Estive este ano em Pamukkale. Estou escrevendo o meu post sobre a cidade e vim colher inspiração em blogs de pessoas que também já estiveram lá. Sou brasileira, mas você, pelo jeito de escrever, é português, não? Parabéns pelo blog, muito bom!