Medina de Tétouan; Património UNESCO em Marrocos
A medina de Tétouan encontra-se no Norte de Marrocos e foi uma importante cidade na época em que os Árabes dominaram a Andaluzia. Após a reconquista cristã e cidade acolheu muitos dos refugiados que trouxeram consigo fortes influências para a cidade. A medina é hoje uma das mais belas e intocadas de Marrocos.
Ao contrário do que acontece por exemplo em Marraquexe e noutras cidades muito turísticas, aqui, o centro histórico continua vivo. As ruas estão repletas de vendedores de frutas, legumes, mobílias, roupas, e não de produtos para turistas como acontece noutros lados. É a verdadeira vida marroquina.
Visitar Tétouan
Visitei esta cidade pela primeira vez em 2006 quando ia para a Guiné, e nunca mais esqueci o primeiro contacto com o cheiro intenso a especiarias que se sente em certas ruas das medinas marroquinas. Voltei a encontra-lo agora em 2010 quando voltei.
Tétouan é acessível a qualquer Português já que é seguro e o “portulhol” é largamente falado. Deixe o carro no parque indicado no mapa (nós pagámos 5Dirhams por 3horas) e se quiser contrate aqui um guia que o levará a conhecer os melhores pontos. Se preferir, entre na cidade por sua conta e “perca-se” pelas ruas estreitas e animadas. Ponha os 5 sentidos a trabalhar e experimente tudo: os cheiros agradáveis das especiarias, e os não tão agradáveis dos curtumes nas tanneries, prove os doces e as frutas, regateie com os vendedores! Aqui é bem vindo em todo o lado.
Mesquita em Tétoua, Marrocos
Onde comer
Uma prova de que a cidade é pouco turística é a dificuldade em encontrar restaurantes. Há alguns nas imediações do palácio real. Nós almoçámos, e muito bem, num pequeno restaurante Al Bahr, na Av. Indépendence, nº 21, que é especialista em pratos de peixe, mas também tem comidas rápidas, tagines, etc, tudo muito limpo e bem servido.
Como chegar
O grande atractivo de Tétouan para nós que vivemos em Portugal, é a proximidade. Tétouan fica a uns 100km de Tanger e 40km de Ceuta. Com as promoções dos ferrys (nós pagamos 49€ por um carro e dois passageiros na passagem Tarifa-Tanger), Tétouan é uma óptima opção para um fim de semana diferente.
Saindo de Lisboa à noite, apanha-se o primeiro ferry para Marrocos pela manhã e já se vai almoçar a Tétouan. 🙂 Há autoestrada em quase todo o percurso o que agiliza muito a deslocação. Atenção que as autoestradas em Marrocos não são como na Europa. Há 2 faixas para cada lado, mas também há pessoas a circular a pé e de bicicleta!
Mapa da cidade
Ver tétouan num mapa maior
Guardar
2 Comentários
Os comentários estão encerrados.
Gostei muito de visitar a medina de Tétouan em 2009 ! Muito interessante !
Sentir o cheiro intenso das especiarias e os sons que ouvimos na medina é muito bom !
Ver artesãos trabalhando (como na época da bíblia) e manualmente fazendo sapatos rústicos e diferentes.
Vendedores de tapetes, sandálias e bolsas, de frutas, legumes, roupas, e de artigos de decoração, etc..
Comprar lenços de seda a preços módicos, tirar fotos escondido… já que as mulheres não gostam de serem fotografadas (acreditam estar expondo a alma) e muitas outras coisas ! Foi um maravilhoso passeio !