Museu Natural da Electricidade, Seia
É na encosta da serra da Estrela, mais concretamente na Senhora do Desterro, junto a Seia, que encontramos o Museu Natural da Electricidade. Este museu foi instalado no edifício da antiga central hidroeléctrica da Senhora do Desterro, a qual fazia parte do primeiro aproveitamento hídrico iniciado em 1907. Foi esta central que forneceu pela primeira vez electricidade à cidade de Seia, no inverno de 1909.
A central que hoje é visitada esteve em funcionamento até meados dos anos noventa. Depois disso manteve-se em funcionamento apenas a Central Hidroeléctrica da Senhora do Desterro II, dos anos 50, construída ao lado desta.
A sala das máquinas com os seus quatro geradores equipados com turbinas Pelton e o respectivo painel de comando são um verdadeiro tesouro de património industrial que se encontra num estado de conservação perfeito.
A visita é acompanhada por um guia muito prestável que dá uma explicação de todo o processo de produção de energia neste tipo de centrais.
Na altura que visitei havia ainda uma exposição temporária de equipamento cinematográfico.
Para os mais novos o museu dispõem ainda de algumas salas equipadas com materiais didácticos para os mais novos (e não só) poderem “brincar” com a electricidade.
Horários e Bilhetes
O preço do bilhete é de 3€ para adultos, podendo optar por comprar um bilhete conjunto que lhe permite visitar outros museus do concelho por 7,5€.
O museu está aberto das 10h às 18h no Verão e das 10h às 16h no Inverno.
Onde fica
O museu fica na encosta da Serra da Estrela, junto a Seia. É fácil dar com ele já que está bem sinalizado a partir do centro da cidade. A estrada segue para a Torre, pelo que é uma boa opção para conjugar com uma visita à serra.
Alojamento em Seia
Vai viajar para a Serra da Estrela? Procure aqui o seu hotel em Seia.
- Categorias:
- Portugal