O passaporte é o documento fundamental a qualquer viagem ao estrangeiro. Em Abril de 2006 Portugal adoptou um novo modelo de passaporte, o Passaporte Electrónico Português (PEP), que está dotado dos mais avançados sistemas de segurança contra falsificações.
Todas as informações relativas ao PEP estão disponíveis no site oficial: http://www.pep.pt/
Recomendações:
- Verifique a validade do seu passaporte antes da viagem. Cada país exige uma validade superior à estadia num período que pode variar de 3 meses a um ano.
- Atenção ao numero de páginas disponíveis! Há países que adoram adornar os passaportes dos seus visitantes com vistosos vistos e carimbos. Faça conta com uma página por país. Se viajar com viatura própria, é conveniente acrescentar mais uma folha por país, uma vez que pode ser necessário registar no passaporte do proprietário que este se faz acompanhar de viatura. Nestes casos, possivelmente só poderá sair do país acompanhado por essa viatura.
- Leve sempre consigo fotocópias do passaporte e os contactos das representações diplomáticas portuguesas dos países por onde viaja. Em caso de roubo ou perda do documento é lá que se deve dirigir.
- Nunca entregue os seus documentos a pessoal não identificado/fardado. Estes podem desaparecer ou ser-lhe pedido um “resgate”.
Obtenção do PEP:
O pedido de concessão do Passaporte Electrónico Português é simples e rápido, bastando para o efeito o cidadão apresentar-se junto dos Governos Civis e dos Governos das Regiões Autónomas ou dos balcões de atendimento ao público destas entidades nas Lojas do Cidadão. Se residente no estrangeiro deve ser solicitado junto da autoridade consular portuguesa da área de residência.
Preços:
Para idades entre os 12 e os 65 anos, o preço a pagar pelo passaporte varia entre os 60€ (6 dias úteis para a emissão) e os 90€ (1 dia útil). Ver tabela de preços completa (Julho 2007).