Praça Djema El Fna, Marraquexe
Desde o inicio da história da cidade de Marraquexe esta praça é o centro da vida e da cultura e um local por onde irá passar inúmeras vezes na sua visita. Assim, a agitação, os sons, cheiros e sabores que vai ali presenciar não são algo de novo, nem as musicas e representações feitas para uma ocasião especial: é assim há cerca de 1000 anos, todos os dias, todas as noites. A meu ver é isto que torna Marraquexe única.
É certo que nos dias de hoje a praça já não é densamente povoada por vendedores de peles ou camelos ou frutas, etc, mas principalmente por artistas. Os mais tradicionais destes são os contadores de histórias, que, em língua árabe, contam histórias tradicionais a quem os quiser ouvir. Este é no entanto um espectáculo em extinção.
Durante o dia há encantadores de serpentes e macacos domesticados com os quais pode tirar fotografias. Claro que tudo isto tem um preço. Qualquer fotografia que tire a uma destas pessoas com vestes tradicionais, ou com os animais vai ter de pagar. Eles vão pedir quantias do género 5 ou 10€, mas o normal é dar 10dh.
Acima de tudo é necessário manter a calma. Se é o seu primeiro contacto com Marrocos ou com a cultura árabe, vai custar um bocadinho, pois todos vão parecer muito chatos, sempre atrás de si para tentar vender alguma coisa. Tenha calma, se não está interessado diga educadamente que não ou então entre no jogo do regateio.
Algumas das atracções da praça
Vendedores de caracóis
Se é apreciador destes animais, durante dia e noite há uma série de bancas de vendedores de caracóis. Eu não gosto, por isso nunca fui cliente de nenhum. Poderá é sentir a falta de uma cervejinha a acompanhar, algo difícil de encontrar aqui na praça.
Vendedores de sumo de laranja
Não há nada melhor que um sumo de laranja fresquinho e espremido na hora para combater o calor de Marraquexe. Os vendedores estão por todo o lado. Cada copo custa 4Dh. Há também um sumo de laranja vermelha que é mais caro (10Dh) mas nem por isso melhor.
Frutos secos
Outras bancas bastante abundantes na praça são as dos frutos secos, desde tâmaras, alperces, amendoins, pistachos, etc. Para dizer a verdade, nunca achei que as tâmaras aqui fossem grande coisa. As frutas acabam por apanhar algum pó o que não favorece muito.
Encantadores de serpentes e outros animais
Uma das imagens de marca da praça Djema el Fna são os encantadores de serpentes, os macacos, os esquilos, camaleões, etc. Apenas os pode encontrar durante o dia e por 10Dh tirar uma foto com um macaco ao colo ou uma cobra ao pescoço.
Pelo que sei as cobras estão sob o efeito de drogas e com os dentes cortados, mas como com todos os animais, há que ter cuidado para evitar mordeduras.
Outros
Jantar na Praça
É impossível ir a Marraquexe e não jantar uma noite na praça Djema El Fna. Pelas 4 da tarde começam a chegar as bancas dos restaurantes e a praça transforma-se por completo. O ambiente é em tudo semelhante ás tradicionais tasquinhas que abundam nas festa de verão portuguesas.
A concorrência é imensa mas os preços são muito semelhantes em todas elas. Aproveite para provar todo o tipo de comida tradicional marroquina num ambiente acolhedor. A comida encontra-se já preparada e exposta. É só escolher e esperar que por exemplo a espetada vá a grelhar. Se uma banca não tiver tudo o que quer, pode saltar por várias e comer um prato em cada uma 🙂
Hoteis em Marraquexe
Vai viajar para Marraquexe? Encontre o hotel ideal para si. Compra preços, veja fotografias e comentários de utilizadores nesta página: Hoteis em Marraquexe
- Categorias:
- Marrocos
Um comentário
Os comentários estão encerrados.
ja tenho saudades…