1 Março 2014

Vale dos Caídos, Espanha

Cruz do Vale dos Caídos, Espanha

A enorme cruz do Vale dos Caídos, Espanha

A Abadia de Santa Cruz do Vale dos Caídos é um dos mais impressionantes monumentos espanhóis e também um dos mais odiados.

Trata-se de um memorial às vítimas nacionalistas da guerra civil espanhola. No interior da enorme basílica escavada na rocha no interior da montanha por milhares de presos, encontram-se sepultados mais de 30 mil combatentes.  Para além dos mortos na guerra, esta é também a última morada do ditador Francisco Franco.

Entrada da basílica subterrânea do Vale dos Caídos

Entrada da basílica subterrânea do Vale dos Caídos

Em 2009 o local foi encerrado, sendo reaberto em 2012 por ordens de Mariano Rajoy e assim permanece, embora várias zonas careçam de obras de restauro.

No topo da colina ergue-se uma colossal cruz com 152 metros de altura e 46 metros de envergadura. O acesso à base desta era feita anteriormente por um funicular, mas actualmente encontra-se fechado.

Como chegar

O acesso ao Vale dos Caídos faz-se a partir da estrada que liga Madrid a El Escorial. O portão fica mesmo junto à estrada e é aí que se compra o bilhete. De lá até à abadia são cerca de 5km.


Ver Vale dos Caídos num mapa maior

Dormir no vale

Existe uma hospedaria no Vale dos Caídos onde pode pernoitar e comer. Fica no  lado oposto da basílica. Para mais informações e reservas consulte este site: www.valledeloscaidos.es

Provavelmente vai preferir ficar em Madrid ou em El Escorial. Para encontrar hotéis nessas localidades sugiro-lhe esta página hotéis em Madrid.

Vale dos Caídos