Vale dos Caídos, Espanha

0

Cruz do Vale dos Caídos, Espanha
A enorme cruz do Vale dos Caídos, Espanha

A Abadia de Santa Cruz do Vale dos Caídos é um dos mais impressionantes monumentos espanhóis e também um dos mais odiados.

Trata-se de um memorial às vítimas nacionalistas da guerra civil espanhola. No interior da enorme basílica escavada na rocha no interior da montanha por milhares de presos, encontram-se sepultados mais de 30 mil combatentes.  Para além dos mortos na guerra, esta é também a última morada do ditador Francisco Franco.

Entrada da basílica subterrânea do Vale dos Caídos
Entrada da basílica subterrânea do Vale dos Caídos

Em 2009 o local foi encerrado, sendo reaberto em 2012 por ordens de Mariano Rajoy e assim permanece, embora várias zonas careçam de obras de restauro.

No topo da colina ergue-se uma colossal cruz com 152 metros de altura e 46 metros de envergadura. O acesso à base desta era feita anteriormente por um funicular, mas actualmente encontra-se fechado.

Como chegar

O acesso ao Vale dos Caídos faz-se a partir da estrada que liga Madrid a El Escorial. O portão fica mesmo junto à estrada e é aí que se compra o bilhete. De lá até à abadia são cerca de 5km.

Ver Vale dos Caídos num mapa maior

Dormir no vale

Existe uma hospedaria no Vale dos Caídos onde pode pernoitar e comer. Fica no  lado oposto da basílica. Para mais informações e reservas consulte este site: www.valledeloscaidos.es

Provavelmente vai preferir ficar em Madrid ou em El Escorial. Para encontrar hotéis nessas localidades sugiro-lhe esta página hotéis em Madrid.

Vale dos Caídos

Este artigo pode conter links afiliados.

Kit de Viagem

Quer organizar a sua viagem e ao mesmo tempo ajudar o projecto Dobrar Fronteiras? Siga os links abaixo para a suas reservas de hotéis, carros e seguros de viagem. Obrigado!

  • Reserve o seu hotel no Booking.com
  • Alugue carro no destino em Rentalcars.com e viaje com mais liberdade
  • Contrate um seguro de viagem na IATI Seguros com desconto de 5% e viaje descansado.
  • Esqueça as taxas e comissões absurdas para levantar dinheiro no estrangeiro. Obtenha através deste link um cartão Revolut Grátis
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.