Viajar de comboio de Budapeste para Praga
O comboio é um dos meus meios de transporte favoritos. Já escrevi aqui várias vezes que tenho imensa pena de não ter feito um interrail, mas agora sinto que esse tempo já passou. A facilidade de nos deslocarmos de avião na Europa veio tirar ao comboio a importância de outrora.
O comboio aparece assim como um complemento e uma excelente forma de nos deslocarmos entre cidades na Europa. Foi o que fiz nesta viagem a Budapeste e Praga.

Interior da carruagem no comboio de Budapeste para Praga
Há várias viagens diárias entre as duas cidades que duram aproximadamente 7 horas. Passam entre outras cidades, em Bratislava na Eslováquia e Brno na República Checa.
Depois de dois dias a visitar Budapeste apanhei o das 5h25 de manhã que chega pelas 12h30 a Praga, o que deixa ainda a tarde para começar a visitar a cidade. Custa um bocadinho acordar a essa hora, mas o metro já funciona para o levar até à estação.

Selfie matinal no comboio de Budapeste para Praga
Como comprar o bilhete
O bilhete pode (e deve) ser comprado online com antecedência no site http://www.mav-start.hu/. O processo é muito simples: escolhe a viagem, as datas, o horário, paga com cartão de crédito e no fim é-lhe dado um código de 10 algarismos.
O preço que paguei em segunda classe foi de 29€.
Bom, eu ia um pouco receoso com o processo de recolha do bilhete e por isso no dia antes da viagem (tinha partida às 5h25 da manhã), fui à estação.
A recolha do bilhete é o mais simples que pode haver: logo à entrada da estação há uma pequena máquina azul, onde está sempre a chegar gente a recolher bilhetes. Basta introduzir o seu código no ecrã táctil e o bilhete sai logo! Não precisa de imprimir nada em casa: basta levar o código de 10 algarismos. Simples não?

Hora do café na viagem de comboio de Budapeste para Praga
Não se engane na estação!
Vou escrever isto para que não façam a mesma aselhice que eu…
O meu bilhete indicava como estação de destino Praha-Holesovice. Eu, que normalmente planeio minimamente bem as coisas, estava convencido que era mesmo aí que devia sair. Erro. Holesovice é uma estação secundária de Praga.
O comboio parte de Budapest-Keleti e pára na estação principal de Praga: hlavní nádraží ou hl. n., seguindo depois para Holesovice. A estação de hlavní nádraží é enorme e é onde sai toda a gente, por isso, na verdade, não tem nada que enganar. Se acabar por ir até Holesovice, pode apanhar o metro para o centro da cidade.

Estação de comboio de Budapest-Keleti, de madrugada
Hoteis em Praga e Budapeste
Muitas vezes quando viajo sem grandes planos ou viagens maiores, não reservo hotéis e fico onde calha mas, em grandes cidades ou viagens mais planeadas opto sempre por reservar. A maioria das vezes faço-o no site Booking.com, já que é onde normalmente consigo os melhores preços. Siga estes links para fazer a sua reserva:
- Categorias:
- Hungria
- República Checa
4 Comentários
Os comentários estão encerrados.
Olá!
Gostaria de saber como posso comprar (ou se é possível comprar) bilhetes de comboio de Budapeste para Bratislava, dado que não estou a conseguir.
Obrigada!
Olá!
Antes de mais, obrigada pelas suas dicas!
No próximo dia 25 de Julho vou viajar com o meu marido até Budapeste. Por lá ficamos até dia 28 e depois partimos para Praga. Estou com alguns problemas em achar um comboio, uma hora certa e, acima de tudo, um preço justo…existem algumas empresas pelo que me apercebi. A viagem fica por volta dos 100 euros a cada um…não acha caro? Se me puder ajudar eu agradeço. Cumprimentos. Isabel
Ola Isabel,
Realmente parece-me caro, mas depende da classe e da antecedência com que esta a comprar. Eu paguei 28€…