Aldeia típica José Franco, Sobreiro, Mafra
Idealizado e construído pelo escultor oleiro José Franco junto à sua casa e atelier onde este fazia maravilhosas figuras de barro, a aldeia do Sobreiro é um local para voltar atrás no tempo e ver de forma animada como era a vida nesta região há alguns anos atrás.
Não faltam nesta aldeia nenhum dos edifícios representantes das várias profissões mais tradicionais, como é o moinho, a mercearia, a taberna, o talho, o barbeiro, a igreja e até a curandeira, tudo à escala real, embora numa área reduzida.
Ao longo de um curso de água em miniaturara, pequenas figuras animadas executam incessantemente as suas tarefas, uma imagem que ficará na memória das crianças e dos graúdos.
Vídeo da aldeia típica portuguesa
Eu mesmo, lembro-me de visitar o local há muitos anos, antes da morte do escultor e vê-lo a trabalhar ali na sua roda de oleiro. Hoje o espaço está convertido em museu.
A não perder é o pão de torresmos, uma versão mais calórica do pão com chouriço, que pode degustar na padaria ou, se a fome apertar há também um restaurante.
Como chegar
A aldeia típica fica no Sobreiro, uma aldeia a poucos quilómetros de Mafra, na estrada N116, que liga Mafra à Ericeira.
Ver Aldeia José Franco num mapa maior
Onde dormir
Não muito longe do Sobreiro, na Ericeira, fiquei alojado na Casa das Aguarelas. Trata-se de um acolhedor alojamento local bem próximo do mar. Um excelente local para relaxar e descobrir esta região. Siga este link para saber mais: Casa das Aguarelas, Ericeira
- Categorias:
- Portugal