Elevadores do canal do centro
Próximo da cidade de La Louvière na Bélgica, junto já da fronteira com França, foram construídos entre 1888 e 1917 quatro elevadores hidráulicos de modo a permitirem a navegabilidade do canal do centro, vencendo um desnível total de 62,2m.
Em plena revolução industrial os canais navegáveis tornaram-se o principal meio de transporte para a industria em zona planas, pelo que por toda a Europa foram construídos milhares de quilómetros de canais. É o caso do Canal do Centro na Bélgica ou do Canal du Midi em França.
Vulgarmente para vencer os desníveis naturais do terreno são usados sistemas de enclusas nos canais, que, embora seja o método mais simples e eficaz necessita de um grande volume de agua a correr no canal. Assim, em casos em que seja necessário transpor uma colina, este torna-se desadequado se não houver uma fonte de água no topo, pois é necessário fazer subir os barcos dum lado e descê-los do outro.
Para fazer face a este problema foram sendo adoptadas várias soluções, muitas delas verdadeira obras primas da engenharia. É o caso dos 4 elevadores hidráulicos do Canal do Centro, projectados por Edwin Clark, da companhia britânica Clark, Stansfield & Clark.
Funcionamento dos elevadores
Resumindo, os dois contentores paralelos de cada elevador estão ligados hidraulicamente, de modo que quando um está em cima, o outro está em baixo, e o peso dum faz subir o outro. Nada melhor que este vídeo para perceber melhor o funcionamento destes.
Actualmente este elevadores apenas funcionam para fins recreativos, tendo o tráfego comercial sido desviado para o colossal elevador de Strépy-Thieu, a poucos quilómetros de distância.
A descida dos barcos do outro lado é feita usando um sistema diferente, o plano inclinado de Ronquiéres, que também visitei.
Onde dormir
Os elevadores ficam relativamente próximos de Bruxelas e visitam-se facilmente num dia, juntamente com o plano inclinado de Ronquiéres. Pode optar por dormir em Bruxelas ou procurar um hotel em Mons, a cidade mais próxima.