Hama, cidade das noras nas margens do rio Orontes, Síria

0

Hama foi a cidade mais agradável de visitar que encontrei na Síria. O rio Orontes que a atravessa e a constante presença de água transmite uma sensação de frescura muito boa para o calor que se faz sentir neste país no Verão.  Mesmo a calhar, o principal interesse da cidade é o rio e as noras que sobrevivem nas suas margens.

Foi ainda na escola primária que ouvi falar das nora, uma invenção árabe trazida, uma das inovações para a península Ibérica durante o domínio muçulmano. Foi também nessa altura que fui a Tomar onde nas margens do rio Nabão rodava talvez o melhor exemplo de nora que tinha em Portugal. Hoje ia ver esta tecnologia no seu auge.

As noras de Hama

hama siria
Hama, a cidade das noras na Síria

As noras de Hama elevam a água do rio Orontes até aquedutos que a distribuíam para a rega de campos de cultivo e para o abastecimento da cidade, que é habitada desde o século XI a.C. e sempre desempenhou um papel importante na região.

As primeiras noras foram construídas na época Bizantina e ainda hoje, depois da introdução dos motores eléctricos  e a diesel que as tornaram obsoletas, se mantêm dezassete e funcionar se bem que apenas com fins decorativos. Algumas destas que ainda rodam remontam ao período Ayubí, entre os séculos XII e XIII.

Esta nora da imagem, que se encontra num jardim da cidade permite-nos observar de perto a complexidade destas engenhocas!!

Um facto curioso é o som característico produzido pela rotação das noras que se ouve a grande distância já que o eixo destas não são propriamente rolamentos silenciosos mas sim madeira e metal assente em pedra.

Das noras existentes em Hama destacam-se duas:

Nora de Al Muhammadiyya

Nora de Al Muhammadiyya
Nora de Al Muhammadiyya, Hama, Siria

Construída no ano de 1361 é a maior de todas, com 21 metros de diâmetro e uma das maiores alguma vez construídas.  Permite elevar 95 litros de água por minuto.

É uma das que se localiza mais a jusante do rio, depois da citadela. Este local é muito frequentado por jovens locais que se refrescam no rio.

As quatro noras de Bechriyyat

As quatro noras de Bechriyyat
As quatro noras de Bechriyyat, Hama, Síria

É um dos conjuntos mais interessantes de noras, já que se trata não de uma mas de 4 noras a trabalhar em paralelo no meio do rio,  elevando a água para diferentes níveis.

Este conjunto de noras fica logo ao inicio do rio, a montante das cidade. Para chegar perto delas terá de entrar num dos restaurantes explanada que rodeiam toda a margem naquela zona.

Onde Dormir

Eu fiquei no Riad Hotel. Trata-se de um hostel básico, mas de grande qualidade. Tudo muito limpo e pessoal super atencioso. Paguei 350SP num quarto partilhado com 3 camas e 1 WC. Quando se viaja sozinho é bom ficar neste tipo de quarto pois conhecem-se outros viajantes. Na verdade, conheci aqui um rapaz que viria a encontrar mais duas vezes noutros locais na Síria. Se preferir um quarto individual o preço sobe para 500SP.

Se procura um hotel de qualidade em Hama, pode procurar encontrar nesta página os melhores hotéis em Hama. Este site é muito bom porque permite comparar preços, ver fotografias e comentários de milhares de hoteis em todo o mundo. Veja aqui: Procurar hotéis em Hama

Internet

É um pouco difícil encontrar locais de acesso à Internet em Hama. O Riad Hotel disponibiliza acesso aos seus hóspedes, mas só há um computador, e muito fraco. O melhor será ir a um dos cibercafés que se encontram na cava de um centro comercial nas traseiras do hotel, cortando à direita junto à torre do relógio. (ver mapa abaixo)

Como chegar

Os transportes em Hama estão centralizados em duas gares na zona sul da cidade, sendo uma dela para os mini autocarros e outra para os Pullman, autocarros para distancias maiores e que ligam Hama às outras grande cidades do país.

Damasco ou Aleppo para Hama

De Aleppo para Hama os autocarros partem da “Garage Ramoussa”. O Taxi do centro de Aleppo para Ramoussa custa 100SP e o bilhete de autocarro até Hama ficou-me por 125SP. Estes autocarros são de grande qualidade.

É necessário apresentar o passaporte no momento da compra do bilhete. Atenção que por vezes os autocarros saem antes da hora, por isso, depois de ter o bilhete espere na linha indicada.

De Damasco, os autocarros para os destinos no Norte da Síria partem da “Garage Harasta”.

Hama para Afamia

Para Afamia deve apanhar um Mini Autocarro. A  gare que lhe interessa é a primeira que apanha quando desce a rua Al Marabet a partir do centro, junto à rotunda. Aqui, apanhe um autocarro para Suqaylabiyah, por 35SP.

Em Suqaylabiyah, terá de apanhar outro mini-bus para os 6km restantes até Afamia, por 25SP.

Mapa de Hama


Ver Hama num mapa maior

Video das noras

Este artigo pode conter links afiliados.

Kit de Viagem

Quer organizar a sua viagem e ao mesmo tempo ajudar o projecto Dobrar Fronteiras? Siga os links abaixo para a suas reservas de hotéis, carros e seguros de viagem. Obrigado!

Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.