Montpellier, França

0

Hoje dou-me ao luxo de só acordar às 10. Vou com a Fernanda, uma amiga que me acolheu esta noite, fazer uma visita à cidade. Começamos pelo bairro de Antigone, estilo neoclássico, com monumentais edifícios que à primeira vista parecem palácios ou edifícios governamentais, mas não.

Bairro de Antigone em Montpellier, França

São apartamentos, e mora mesmo lá gente! Estranha experiência arquitectónica.  O bairro de Antigone em Montpellier foi desenhado pelo arquitecto Ricardo Bofill num estilo neoclássico, entre o centro histórico e o rio Lez. É um dos bairros residenciais mais estranhos que já visitei. Todos os edifícios são monumentais, mas na verdade vive lá gente e é normal ver roupa estendida nas varandas, etc

O resto da cidade é como todas as outras em França: um arco do triunfo, jardins, catedrais. Almoçamos um delicioso peixe com batatas e voltamos a sair para comer um gelado. Arrisco a escolher uma das bolas com sabor a lavanda. Não sabe mal, mas passo o resto da tarde a arrotar a detergente.

Arco do Triunfo em Montpellier

Já é tarde para apanhar o último comboio que sai para Marseille quando regressamos a casa. Tomo o banho rápido e saio. Entro na estação 5 minutos antes do comboio partir e não encontro a bilheteira. No entanto informam-me que posso tirar o bilhete no comboio. Corro para lá e confirmam-me que sim. Chego ao anoitecer ao aeroporto.

Caminho desde o apeadeiro onde pára o comboio até ao terminal MP2 do aeroporto. É o terminal mais simples e menos movimentado em que já estive. Nem sequer parece haver ninguém a pensar passar cá a noite. E há razão para isso. O terminal MP2 fecha à noite, e somos todos postos na rua, eu e outros passageiros que entretanto chegaram. Não me parece preocupante isso. Está calor e estico logo a minha colchonete cá fora para dormir. Nem meia hora lá estou. Começa a chover, primeiro umas gotas, depois torrencialmente.

Mudo-me então para o terminal principal, mas esta noite parece que está mesmo destinado que não vou dormir. Os bancos são todos individuais e desconfortáveis. Para passar o tempo passeio pelo aeroporto, tiro umas fotos, e oiço uma animada discussão em português entre uma mulher e a filha que também ali estão à espera. Por fim lá arranjo posição para dormir por meia hora. Ás 6 da manha levanto para o meu 18ºvoo, desta vez para o Porto.

Se vai viajar para Montpellier, encontre aqui o hotel ideal: Hoteis em Montpellier

Mapa


Ver mapa maior

Este artigo pode conter links afiliados.

VAMOS VIAJAR?

Olá! Gostou do que leu? Subscreva a minha newsletter e receba no seu e-mail as últimas novidades do blog Dobrar Fronteiras.

KIT DE VIAGEM

Quer organizar a sua viagem e ao mesmo tempo ajudar o projecto Dobrar Fronteiras? Siga os links abaixo para a suas reservas de hotéis, carros e seguros de viagem. Obrigado!

  • Reserve o seu hotel no Booking.com
  • Alugue carro no destino em Rentalcars.com e viaje com mais liberdade
  • Contrate um seguro de viagem na IATI Seguros com desconto de 5% e viaje descansado.
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

1 COMENTÁRIO

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.