O que significa bombordo e estibordo

10

Encontrei estas informações num dos expositor que estão espalhados no promontório de Sagres. São algumas curiosidades acercas dos termos usados na navegação, dos quais muitas vezes ignoramos o significado.

Estibordo

Ao lado direito das embarcações dá-se o nome de estibordo, e é assinalado com uma luz verde de navegação, que representa a esperança e o descobrimento.

Bombordo

Ao lado esquerdo, chama-se bombordo. Este nome vem do facto de os navios ao descerem o Atlântico ao logo da costa africana terem à sua esquerda a terra e os respectivos portos – bom bordo – enquanto que do lado direito só existia o mar e o desconhecido. Esta lado é representado com uma luz vermelha, cor da coração e da saudade.

Latitude dos Cavalos

Às latitudes em torno dos 30º dá-se o nome de latitude dos cavalos, pois reza a história que os marinheiros de navios presos nestas regiões, e com mobilidade reduzida, aligeiravam a carga  – os respectivos cavalos – na procura de maior velocidade

O que significa Bombordo e Estibordo
Este artigo pode conter links afiliados.

VAMOS VIAJAR?

Olá! Gostou do que leu? Subscreva a minha newsletter e receba no seu e-mail as últimas novidades do blog Dobrar Fronteiras.

KIT DE VIAGEM

Quer organizar a sua viagem e ao mesmo tempo ajudar o projecto Dobrar Fronteiras? Siga os links abaixo para a suas reservas de hotéis, carros e seguros de viagem. Obrigado!

  • Reserve o seu hotel no Booking.com
  • Alugue carro no destino em Rentalcars.com e viaje com mais liberdade
  • Contrate um seguro de viagem na IATI Seguros com desconto de 5% e viaje descansado.
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

10 COMENTÁRIOS

  1. Quando dois navios se aproximam de frente. Um piloto sabe que o outro navio está se aproximando quando avista a luz verde à sua esquerda e a vermelha à sua direita. Se for ao contrario é sinal de que seguem ambos o mesmo sentido, ou que o navi que esta á frente se esta a afastar.

  2. EU estive na Armada Portuguesa e eles ensinavam os bordos da seguinte forma: Brigite Bardot (BB) é boa (EB) virados para a proa do navio lâmpada vermelha de BB e verde de EB.

  3. Já agora também dou uma achega. Ouvi a um ex-oficial da Marinha que os navegadores de 500 chamaram ao lado esquerdo das embarcações que faziam a rota de África o “bombordo”, por ser o lado da terra; ao lado direito terão chamado, por oposição, “este bordo”, por não terem qualquer referência para ele, designação que viria mais tarde a derivar em “estibordo”.

  4. Já agora, e como complemento, enquanto o Bombordo vem, de facto, do lado bom visto ser o de Terra quando os navios iam para a India, o termo Estibordo deriva do facto de ser o lado da estiva, visto que era o lado que os barcos tinham encostado ao porto para serem carregados e descarregados quando estavam no porto em Lisboa (e continua a ser assim em todos os portos) antes de partirem para as viagens.

  5. Salvo erro quem navega do Norte para Sul o lado de Terra é BOMBORDO e a LUZ Vermelha pois se poderia encalhar mas tambem era o lado bom pois se poderia alcansar terra firme .
    Sendo os bordos de noite 1 hora navegando para terra e 2 horas no bordo do mar quando se navegava a Bolina para nunca se bater em terra.
    O Lado de Estibordo é o lado direito, que era o lado das estrelas e a luz verde pois era o lado livre sem terra para poder vencalhar.
    Assim aprendi.
    Joao Costa

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.