Visitar a Sertã: guia prático de viagem

0

A Sertã é um município do distrito de Castelo Branco bem no centro de Portugal, atravessada pela popular Estrada Nacional 2. Entalada entre duas ribeiras, as suas margens férteis terão atraído os povos desde cedo. Em 1174 a Sertã foi doada à Ordem do Hospital por Dom Afonso Henriques. Foi elevada a vila em 1455.

As minhas sugestões para uma visita à Sertã

  • Caminhe pelos jardins que ladeiam a ribeira da Sertã e, se for no Verão, aproveite para dar um mergulho nas suas águas na praia fluvial da Ribeira Grande;
  • Prove a gastronomia local como o bucho, os maranhos ou o javali;
  • Suba à torre nas traseiras da capela do castelo para apreciar as melhores vistas da vila.

Vídeo promocional do município da Sertã

Como chegar à Sertã

A principal via de acesso rodoviário à Sertã é o IC8 que possibilita a ligação à A1 em Pombal e à A23 próximo de Vila Velha de Ródão. A vila da Sertã é ainda atravessada pela Estrada Nacional 2 (EN2), a mais longa estrada de Portugal. Seguindo para Sul fica o concelho de Vila de Rei. Não há acesso ferroviário à Sertã.

De autocaravana

Para quem viaja de autocaravana existe uma estação de serviço de autocaravanas que permite o despejo de águas sujas e abastecimento de limpas, junto ao estádio de futebol, nas traseiras do Pingo Doce. O local possui poucas condições para pernoitar, pelo que o local mais popular é no estacionamento junto ao açude, no fim da Alameda da Carvalha.

Locais a visitar na vila da Sertã

Ponte Filipina da Sertã

Ribeira da Sertã

Castelo da Sertã e a Capela de São João Baptista

Edifício dos Paços do Concelho

Convento da Sertã (hotel)

Reservas no Convento da Sertã

Lagar de Vara na Alameda da Carvalha

Pelourinho

Capela da Nossa Senhora da Conceição

Capela de São Sebastião

Casa de Espectáculos e da Cultura da Sertã (posto de turismo)

Praia Fluvial da Ribeira Grande

Muito próxima do centro da vila, nas margens da ribeira da Sertã.

Praia Fluvial do Trisio

Fica a cerca de 20 quilómetros a sul da vila da Sertã, nas margens do rio Zêzere. É uma das praias fluviais da albufeira de Castelo de Bode.

Este artigo pode conter links afiliados.

VAMOS VIAJAR?

Olá! Gostou do que leu? Subscreva a minha newsletter e receba no seu e-mail as últimas novidades do blog Dobrar Fronteiras.

KIT DE VIAGEM

Quer organizar a sua viagem e ao mesmo tempo ajudar o projecto Dobrar Fronteiras? Siga os links abaixo para a suas reservas de hotéis, carros e seguros de viagem. Obrigado!

  • Reserve o seu hotel no Booking.com
  • Alugue carro no destino em Rentalcars.com e viaje com mais liberdade
  • Contrate um seguro de viagem na IATI Seguros com desconto de 5% e viaje descansado.
  • Esqueça as taxas e comissões absurdas para levantar dinheiro no estrangeiro. Obtenha através deste link um cartão Revolut
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.