Locais a visitar na ilha Terceira

0

A ilha Terceira, faz parte do grupo Central do arquipélago dos Açores. Esta é, historicamente, a mais importantes das ilhas dos Açores, tendo sido durante séculos um importante porto de escala das naus da carreira da Índia.

Para além do património histórico (Angra do Heroísmo é património da Humanidade), e das exuberantes paisagens, a Terceira é uma ilha de gente hospitaleira, boa cozinha e enraízadas tradições, das quais se destacam as festas do Divino Espírito Santo e as toradas à corda.

Miradouro da Serra do Cume

miradouro da serra do Cume na ilha Terceira, Açores
O miradouro da Serra do Cume

É na ilha Terceira, 545 metros acima do nível do mar, que podemos encontrar este que é um dos mais famosos miradouros das ilhas dos Açores. Virado a Sul, daqui podemos contemplar a bela paisagem da grande planície central da ilha e os campos geométricos definidos por pedras vulcânicas: os típicos cerrados.

Do lado norte da serra, um outro miradouro dá vista para a Praia da Vitória e para o aeroporto e base das Lajes.

Centro Histórico de Angra do Heroísmo

Vista panorâmica da cidade de Angra do Heroísmo com o Monte Brasil ao fundo
Vista panorâmica de Angra do Heroísmo

Com o seu centro histórico classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 1983, Angra do Heroísmo é uma cidade de enorme riqueza histórica e arquitectónica. Ganhou especial importância no século XV, passando a ser um ponto de escala obrigatório para as naus da carreira da Índia.

De entre os muitos monumentos destacam-se a Sé, o Palácio dos Capitães-Generais, o Convento de São Francisco, a Fortaleza de São João Baptista e a Igreja da Misericórdia.

Algar do Carvão

Escadas no interior do algar do Carvão
Descendo a um vulcão

O Algar do Carvão é o mais importante monumento natural da ilha. Aqui podemos verdadeiramente visitar o interior dum vulcão. A gruta existente resulta de uma chaminé vulcânica que por razões não muito comuns ficou desobstruída, permitindo assim a descida até cerca de 100 metros de profundidade.

Furnas do enxofre

Furnos do Enxofre na ilha Terceira
As Furnas do Enxofre

Bem no centro da ilha Terceira, a poucas centenas de metros do Algar do Carvão, podemos testemunhar um pouco da actividade vulcânica activa nas ilhas dos Açores. Trata-se das furnas do enxofre, um conjunto de fumarolas que libertam gases vulcânicos a temperaturas elevadas. O cheiro a enxofre é notório, assim como a presença de musgos adaptados às condições extremas ali verificadas. O acesso é gratuito, existindo um passadiço de madeira que permite a visita sem danificar este monumento natural.

Mistérios negros

Paisagem do percurso pedestre do Mistérios Negros
A caminho dos Mistérios Negros

O percurso pedestre dos “Mistério Negros” inicia-se junto à Gruta do Natal e estende-se pelas encostas da serra de Santa Bárbara, a mais alta da ilha. Ao longo deste, para além da muita vegetação endémica, podem-se observar os enorme domos de rocha vulcânica negra, quase despida de vegetação, que dá nome ao trilho.

Monte Brasil

Gamos, veados, no Monte Brasil, Angra do Heroísmo
Gamos passeiam-se livremente no Monte Brasil

A dominar o horizonte da cidade de Angra do Heroísmo temos um cone vulcânico conhecido como Monte Brasil. O acesso a este faz-se pela fortaleza de São João Baptista e é um local de excelência para o contacto com a natureza. Nas suas encostas verdejantes podemos encontrar várias espécies animais, das quais se destacam os gamos que por aqui se passeiam livremente. No topo, para além das vistas para a cidade de Angra, há artilharia anti-aérea da II Guerra Mundial, muitos animais, parques infantis e de merendas. O local ideal para uma tarde em família.

Biscoitos

Mar agreste e pescados na ilha Terceira, Açores
À pesca

Biscoitos é uma localidade no norte da ilha Terceira. Destacam-se aqui as piscinas naturais, excelentes para banhos (não é o caso da foto), assim como a produção de vinho. Ainda que não vá para banhos, merece uma visita pelas paisagens agrestes oferecidas pelas rochas negras contras a quais rebentam as ondas do mar.

Lagoa das Patas

Lagoa das Patas
A lagoa das Patas em dia de nevoeiro

Na encosta da serra de Santa Bárbara, a lagoa das Patas chama à comunhão com a natureza. Na água o grasnar é a melodia dominante. Em seu redor os enormes cedros japoneses com os seus troncos cobertos de musgo, escondem um parque de merendas. Um bom local para um pic-nic, de preferência num dia sem nevoeiro.

Alugar carro nos Açores

Alugar carro é quase imprescindível numa viagem à ilha Terceira, já que nos dá a liberdade de gerir o tempo disponível e de explorar locais que recorrendo aos transporte públicos se tornam complicados ou impossíveis.

A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Açores, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências. Boa viagem!

Alugar carro nos Açores

Este artigo pode conter links afiliados.

Kit de Viagem

Quer organizar a sua viagem e ao mesmo tempo ajudar o projecto Dobrar Fronteiras? Siga os links abaixo para a suas reservas de hotéis, carros e seguros de viagem. Obrigado!

  • Reserve o seu hotel no Booking.com
  • Alugue carro no destino em Rentalcars.com e viaje com mais liberdade
  • Contrate um seguro de viagem na IATI Seguros com desconto de 5% e viaje descansado.
  • Esqueça as taxas e comissões absurdas para levantar dinheiro no estrangeiro. Obtenha através deste link um cartão Revolut
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página Sobre o autor. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

Ficou com dúvidas? Quer acrescentar alguma coisa? Deixe um comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.