Início Europa Itália Basílica da Santa Casa de Loreto, Itália

Basílica da Santa Casa de Loreto, Itália

10
Basílica da Santa Casa de Loreto, Itália
Igreja da Santa Casa de Loreto, Itália

Loreto é uma pequena povoação Italiana pertencente à comuna de Ancona, província de Marche, junto às margens do mar Adriático, e é conhecida por se encontrar aqui um acorrido local de peregrinação: a Basílica da Santa Casa.

Nesta basílica encontra-se a casa onde terá vivido a Virgem Maria nos primeiro tempos da sua vida, recebido a anunciação, e vivido durante os primeiros anos de Jesus.

 

Da Bíblia

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.

E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.

Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacob, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

Lucas 1, 26-35

Igreja da Santa Casa de Loreto, Itália

Então se a Virgem Maria viveu em Nazaré na Palestina, como veio a casa parar a Itália?

De acordo com a narrativa, a casa foi convertida em igreja e mais tarde construída uma basílica sobre ela, até à queda do reino de Jerusalém.  Aquando da invasão pelos turcos, a casa terá sido transportada pelos anjos até Terssato, na actual Croácia, onde terão sido realizados vários milagres.

Três anos depois, em 1294, terá sido novamente transportada pelos anjos até à sua localização actual: Loreto.

Na verdade, vários estudos provam que os tijolos com que está construída foram mesmo fabricados na Palestina há mais de 2000 anos. Quem não quiser acreditar em anjos, tem a versão mais credível para os nossos dias, e que não retira valor ao local: os “anjos” que trataram da mudança foram os cruzados.

Embora tenha sido visitada por alguns papas, e autenticidade da casa nunca foi decretada como dogma de fé.

Pela Europa existem várias réplicas da casa, como é o caso da cidade de Praga.

Como chegar:

Estação de comboio de Loreto, Itália

Loreto é uma localidade bem servida por comboios. A estação (na imagem) situa-se na base da colina, a cerca de 1,5km da Basílica, e a subida até esta faz-se rodeado por uma bela paisagem.

A partir de Roma, ou outra cidade do Norte ou Oeste de Itália, apanhe um comboio até Ancona. Aqui deverá apanhar outro até Loreto, que são bastante frequentes.

O preço é de 2€. Para maior comodidade, pode deixar a mochila na estação de Ancona.bilhete_comboio_loretoOnde Dormir

Descubra o hotel que melhor se adapta a si. Algumas sugestões de bons hotéis em Loreto aos melhores preços, todos eles bem no centro da cidade para estar perto de tudo e poder explorar à vontade. Veja nestas páginas alguns exemplos, preços e fotografias de hotéis em Loreto.

Mapa de Loreto


View Loreto in a larger map

A minha viagem para Loreto em 2008

Atravessar transversalmente Itália é algo de confuso para os sentidos de um português. Desde novos que fomos habituados a ver o sol nascer na serra e pôr-se sobre o mar. Aqui, podemos ter uma outra versão da história.

O autor a bordo do comboio em Itália

Saio de manha de Roma. De comboio irei transpor três regiões de um dos países mais artificiais da Europa: Lazio, Umbra e Marche. A paisagem que passa pelas janelas do comboio deixa-me o desejo de voltar a este país, com mais calma, em especial a Umbria e as belas paisagens de Assis, Trevi e Terni.

Paisagem italiana na viagem de Roma para Loreto

Cheguei a Ancona pela 1 da tarde. Apanhei logo outro comboio para Loreto, uma vila que fica a uns 10km da cidade. Motivo de interesse: uma igreja, local de peregrinação onde está abrigada a suposta casa da Virgem Maria na Palestina.

Cemitério Polaco em Loreto, Itália

Estudos mostram que os tijolos têm mesmo origem na Palestina. Terá sido segundo a lenda transportada pelos anjos, mas a verdade é que foram os cruzados que a trouxeram.

Artista de rua no largo da Igreja de Loreto, Itália

Como já se sabe, Itália é um país de artistas. E não é só em Roma, Veneza ou Florença. Mesmo aqui, neste pacato local de peregrinação, ao lado dos doentes que recebem a bênção está está um artista a pintar o chão cinzento. Certamente trará mais saúde e alegria a quem por ali passa.

Pela primeira vez, neste dia vou ficar em casa dum rapaz que conheci pelo Couchsurfing. Para primeira experiência foi perfeito. Depois de alguns desencontros, fomos a um concerto de musica indiana numa pequena capela de aldeia no cimo da serra. Local mágico, em que pela primeira vez o Sol se pôs sobre os montes. Com a esperança que no dia seguinte ele ia nascer sobre o Mar, estava agora liberto do dogma que me impunham desde a infância.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

10 COMENTÁRIOS

  1. Estive em Loreto recentemente e visitei o santuário.
    Sou muito crítico no que diz respeito à religiões. O que mais impressionou foi que eu não estava programado para visitar o santuário, dado que estava de passagem para Ancona com destino à Grécia e muitos templos já havia visitado. Paramos para um lanche e depois resolví entrar no santuário. Entretanto, independentemente do que contam na “história”, a PAZ que eu sentí no interior da casinha de tijolos aparentes foi algo indescritível e inesquecível.

  2. Estive em 1998 em Loreto, e realmente é um lugar muito lindo e com muita paz e graças ao bom Deus, alguém teve ao carinho de ” salvar” (no caso a Casa ou parte dela) fatos da vida da Sagrada Família, quando a mesma esteve presente na vida terrena. Tradição ou lenda, como alguns dizem a mim não importa, o que me importa é a fé que tenho na Sagrada Família.

  3. Caro Felicio!
    Infelismente vc não entendeu a historia, Jesus e Maria jamais viveram na Italia, apenas as pedras da casa deles em Nazaré é que estão hoje em Loreto, Italia. Se foram trazidos por “anjos” espirituais ou de carne e osso não é o mais importante. o que realmente importa é que alguem se preocupou em salvar coisas que fizeram parte da vida de Jesus, aqui na terra, para a posteridade.
    Para que nós Cristãos pudessemos ter além da Fé inabalavel em Jesus, a alegria de ver milagres que ele permitiu que acontecessem.
    Deus o abençoe.

  4. Acreditar que anjos trouxeram a casa voando e que Maria e Jesus viveram na Itália….
    francamente, não dá prá imaginar pra onde essa gentïnha quer levar a humanidade.
    Crer unicamente em Jesus que é correto, nada, não é mesmo? Continuem inventando suas lendas, infelizmente tem gente que gosta.

  5. Olà! Sou brasileiro estive visitando o local tambem,olha vale a pena fazer esta visita,o presépio é de uma criatividade que sò quem ve pode entender o que estou querendo dizer.O santuàrio de nossa senhora tem uma paz que eu nunca tinha sentido antes.
    Abraços a todos
    jose mauricio vanzela.45.3038.47.92 Cascavel est.P.r. Brasil.

  6. boas tardes e, desde de então, AGRADEÇO PELO CONHECIMENTO ADQUIRIDO após as duas leituras.
    ESTIVE EM LORENTO, VINDO DE ROMA, COM DESTINO A ANCONCA/IGUMENITSA-Grécia).
    UMA BELA PAISSAGEM e, BANCA A CRUZ EXISTENTE NA CASA.
    NO MAIS,
    VALE A PENA CONHECER VÁRIAS CIDADES DA ITÁLIA.
    ABRAÇOS.

  7. Hey David,
    É deveras uma lenda interessante. Pela Europa fora encontrei catedrais também com histórias desse género e que continham relíquias religiosas ligadas tanto a santos como à Bíblia. Era uma espécie de Marketing da Idade Medieval, os Cruzadas traziam artefactos antigos da Terra Santa para a Europa e assim as catedrais usavam esses artigos para atrair peregrinos às cidades e consequentemente animando o comércio nesses locais.
    Força aí, bom trabalho, adoro aprender lendas como essa, para mim visitar locais históricos é muito mais que tirar fotos, preciso conhecer as suas lendas e histórias! :))
    Abraços

Comentários estão fechados.