Início Portugal Madeira 16 Lugares a visitar na ilha do Porto Santo

16 Lugares a visitar na ilha do Porto Santo

0
16 Lugares a visitar na ilha do Porto Santo

Praia. Mais que tudo o resto é esta a principal razão porque milhares de turistas se deslocam à ilha do Porto Santo todos os anos. Mas há mais para visitar no Porto Santo do que o seu extenso areal. Neste artigo quero-lhe apresentar alguns desses locais para o ajudar a planear o seu roteiro para conhecer a ilha do Porto Santo.

lugares a visitar porto santo
Guarda-me no Pinterest!

Se vai viajar para o Porto Santo é provável que queira também passar pela ilha da Madeira. Pode encontrar aqui as minhas sugestões de o que visitar na Ilha da Madeira.

Miradouros
1. Miradouro da Portela
2. Miradouro do Furado Norte
3. Miradouro do Pico Castelo
Praias
4. Porto das Salemas
5. Porto dos Frades
6. Ponta da Calheta
Parques e Museus
7. Casa de Cristóvão Colombo
8. Casa da Serra
9. Quinta das Palmeiras (Mini Zoo Botânico)
História Natural e Percursos Pedestres no Porto Santo
10. Formações Prismáticas do Pico Ana Ferreira
11. Grutas do Pico Ana Ferreira
12. Morenos
13. Vereda do Pico Branco e Terra Chã
14. “Dunas” da Fonte da Areia
15. Fenda da Dona Beja
Gastronomia
16. Onde comer no Porto Santo

Onde fica o Porto Santo

O Porto Santo é uma ilha do oceano Atlântico localizada a cerca de 50 quilómetros a nordeste da ilha da Madeira e, 800 quilómetros a sudoeste de Portugal continental. É a segunda maior ilha do arquipélago da Madeira.

Pode chegar ao Porto Santo de avião ou de barco. Há uma linha regular com viagens diárias (salvo excepções) entre o Funchal e o Porto Santo.

Miradouros

Miradouro da Portela

Sobranceiro a Vila Baleira, logo acima do porto, o miradouro da Portela oferece das melhores vistas para o extenso areal do Porto Santo com a ilha da Madeira a dominar o horizonte a Sul. O acesso faz-se de carro, pela estrada que segue para as serras na parte norte da ilha.

miradouro no Porto Santo
A praia do Porto Santo vista do miradouro da Portela

Os moinhos de vento fazem parte da história da ilha quando, antes do turismo, a principal atividade da ilha era o cultivo de cereais. Hoje são poucos os que resistem, sendo o conjunto mais notável o de 3 moinhos que se encontram junto ao miradouro da Portela.

moinhos de vento em madeira
Os pitorescos moinhos de vento no miradouro da Portela

Miradouro do Furado Norte

O miradouro do Furado Norte fica no extremo sudoeste da ilha do Porto Santo e oferece vistas para o ilhéu do Ferro e para a ilha da Madeira. O acesso não é asfaltado nos últimos dois quilómetros. A caminho deste miradouro faça uma paragem nos Morenos, local de que falo mais abaixo.

Miradouro com vista para ilhéu em mar azul
Ilhéu do Ferro e a ilha da Madeira vistos do miradouro do Furado Norte

Miradouro do Pico Castelo

De encostas escarpadas, o Pico Castelo é um dos pontos mais altos da ilha e o que mais se destaca devido à sua forma cónica quando observado de Vila Baleira. Há acesso de carro até meia encosta, mas depois só a pé é possível chegar ao topo. O trilho faz parte da Vereda do Pico Castelo PR2. Embora com muitas árvores, do seu topo há vistas 360º para toda a ilha, em especial a parte Sul.

Panorâmica da ilha do Porto Santo vista do Pico Castelo
Incrível vista panorâmica da ilha do Porto Santo a partir do miradouro do Pico Castelo

Praias

São estas areias finas e douradas que cativam milhares de turistas que se deslocam todos os anos à ilha do Porto Santo. Ao longo do extenso areal de 9 quilómetros localizam-se os principais hotéis e alguns restaurantes. Mas, para além desta, há outras praias que merecem igualmente uma visita. Ora veja.

areal da praia de Porto Santo
Um areal a perder de vista

Porto das Salemas

Esta é referida pelos portosantenses como um dos locais mais singulares da ilha e é um local a não perder em Porto Santo. Para o aproveitar tem de ir durante a maré baixa, altura em que se formam pequenas piscinas naturais escavadas pela natureza no chão rochoso. O acesso é algo complicado, por um ingreme caminho de terra batida com grande declive, apenas acessível a pé ou com viaturas 4×4.

Mãe e criança na praia rochosa do Porto das Salemas
O Porto das Salemas (com a maré já demasiado cheia)

Porto dos Frades

Esta pequena enseada na parte norte da ilha convida aos banhos nas suas águas cristalinas. Ali perto ficam as ruínas de uma antiga fábrica de cal e das salinas.

vespa vermelha na praia do Porto dos Frades
A pequena praia do Porto dos Frades

Ponta da Calheta

No extremo sul do extenso areal da praia do Porto Santo, a Calheta é para mim um dos locais mais bonitos para praiar. A enriquecer o cenário estão as vistas para o ilhéu da Cal, para a ilha da Madeira e as formações rochosas espalhadas pelo areal. É no entanto preciso cautela com o mar devido às fortes correntes que se fazem sentir.

Praia da Calheta e ilhéu da Cal
Praia da Calheta e o ilhéu da Cal

Parques e Museus

Há na ilha alguns museus e parques que pode visitar para conhecer melhor a sua história e natureza. São também boas opções para fazer com chuva no Porto Santo, ainda que seja improvável não apanhar bom tempo (especialmente no Verão).

Casa de Cristóvão Colombo

Um dos mais famosos habitantes da ilha foi o navegador e explorador Cristóvão Colombo. Bem no centro de Vila Baleira, a casa que segundo a tradição lhe serviu de morada está hoje transformada num museu dedicado à relação da ilha com as navegações marítimas.

Casa de Cristóvão Colombo em Porto Santo
A casa museu de Cristóvão Colombo em Vila Baleira, Porto Santo

Casa da Serra

Perdida nas encostas da Serra de Dentro, no norte da ilha, esta casa-museu privada mostra como era a vida na ilha antes do turismo. Aqui o seu proprietário recriou como era a vida dos seus antepassados e mostra um pouco das actividades a que estes se dedicavam. Há alguns animais que fazem as delícias das crianças e, uma loja de produtos locais que ajuda a manter o projecto.

interior de casa rural no Porto Santo
Casa da Serra: o passado do Porto Santo

Quinta das Palmeiras (Mini Zoo Botânico)

Este é o local ideal para visitar com crianças no Porto Santo. O Zoo da Quinta das Palmeiras surge como um pequeno oásis na paisagem seca do centro da ilha. A fauna é constituída quase exclusivamente por aves, umas engaioladas, outras que voam livremente e aproveitam para se vir aqui alimentar.

Pássaro
Quinta das Palmeiras – Mini Zoo Botânico

História Natural e Percursos Pedestres no Porto Santo

Numa ilha de origem vulcânica não faltam os locais associados à geologia que o irão surpreender nas suas férias no Porto Santo. A rede de Geossítios destaca 10 locais, mas espalhados pela ilha há outros, devidamente sinalizados.

Quanto aos percursos pedestres há três percursos sinalizados. São eles:

Leia aqui mais sobre Caminhadas e Percursos Pedestres na Ilha do Porto Santo

Formações Prismáticas do Pico Ana Ferreira

Um dos mais incríveis locais a nível geológico na ilha. Todo o pico Ana Ferreira apresenta prismas basálticos, mas é neste local, próximo do campo de golf que estes se apresentam em todo o seu esplendor.

prismas basálticos
Prismas basálticos do Pico Ana Ferreira na ilha do Porto Santo

Grutas do Pico Ana Ferreira

Acessíveis apenas aos mais destemidos, são várias as pequenas cavidades que podemos encontrar nas rochas do pico Ana Ferreira. Algumas delas oferecem vistas deslumbrantes sobre a ilha. Quem se quiser aventurar deve estar ciente dos riscos que corre: não há percursos sinalizados e em alguns locais caminha-se por paredes rochosas de algumas dezenas de metros de altura. Caminhadas em dias de vento e/ou chuva são de todo desaconselhadas.

Numa das grutas do pico Ana Ferreira

Morenos

A caminho do miradouro do Furado Norte encontramos esta peculiar formação rochosa vulcânica de tons avermelhados rasgados por filões de outras cores. Uma obra de arte da natureza. Ali próximo há uma zona de picnics com mesas e grelhadores.

formação rochosa vulcânica de Morenos
Morenos: uma obra prima da natureza

Vereda do Pico Branco e Terra Chã

Se só quiser fazer um percurso pedestre nas suas férias no Porto Santo, que seja este. A vereda do Pico Branco e Terra Chã percorre as serranias do extremo norte da ilha. É um percurso linear com 2,7km (mais outro tanto para o regresso). Se nos primeiros metros domina a paisagem rochosa, com o subir da altitude os arvoredos vão dando um colorido muito agradável à paisagem, sempre com o azul do mar em pano de fundo.

Percurso pedestre na ilha de Porto Santo com mar azul ao fundo
A beleza acompanha-nos ao longo de todo o percurso

“Dunas” da Fonte da Areia

Próximo da Fonte da Areia e mesmo encostado à pista do aeroporto, fica um espaço que oferece paisagens de outro planeta, com formações arenosas incríveis. Foi uma das melhores surpresas da ilha.

paisagem com formações arenosas
Paisagem de outro planeta

Fenda da Dona Beja

Local popularizado pelas redes socias nos últimos anos, a apelidada de fenda da Dona Beja é uma fenda rochosa escavada pela ação dos elementos. Impressiona pela altura e beleza, desilude pela curta extensão. Vale também pela maravilhosa paisagem à beira mar que se pode apreciar entre o Porto dos Frades e este local.

O acesso encontra-se facilitado por uma escada de madeira entretanto colocada no troço mais ingreme. O caminho não é aconselhável a crianças ou pessoas com mais dificuldades.

fenda Dona Beja no Porto Santo
Dentro da fenda Dona Beja

Gastronomia – onde comer no Porto Santo

Para além dos hotéis (são muitos os que incluem as refeições nos pacotes), há muitos e bons restaurantes no Porto Santo, assim como bares de praia que preparam refeições rápidas. Não deixe de provar um bom prego no bolo do caco. Neste artigo pode encontrar as minhas sugestões para comer e beber no Porto Santo.

prato de polvo
Um delicioso polvinho no restaurante “Sabores na Brasa”