Início Portugal Açores 23 lugares a não perder na Ilha de São Miguel, Açores

23 lugares a não perder na Ilha de São Miguel, Açores

65
23 lugares a não perder na Ilha de São Miguel, Açores
Lagoa do Fogo na Ilha de São Miguel, Açores

Lugares a visitar em São Miguel Açores

São Miguel é um verdejante pedaço de terra no meio do Atlântico. Fascina qualquer visitante, seja pelo verde das suas pastagens, pela rica gastronomia confeccionada com os produtos da terra e do mar, pelas águas quentes e vapores que jorram das entranhas da terra ou pelos belos jardins e lugares secretos.

Em 2015, com a liberalização das ligações aéreas entre os Açores e Portugal continental, a ilha de São Miguel ficou mais perto. Visitei então a ilha por duas vezes e foi daí que elaborei esta lista. A ordem é aleatória.

Ao fundo da página pode encontrar algumas dicas para organizar a sua viagem de forma independente e, comentários de leitores com sugestões de outros locais a visitar. Boa viagem!

1. Ribeira Grande

Jardim do Paraíso e ponte na Ribeira Grande, Ilha de São Miguel
Jardim do Paraíso e ponte na Ribeira Grande, Açores

A Ribeira Grande é uma das 3 cidades da ilha de São Miguel, localizada na costa norte da mesma. O jardim em redor da ribeira e a sua ponte com arcos de pedra são um óptimo local para relaxar depois de uma visita a outros locais deste concelho.

Ver mais sobre a cidade da Ribeira Grande

2. Campos e fábrica de chá da Gorreana

Campos de Chá e fábrica da Gorreana na ilha de são miguel
Campos de Chá e fábrica da Gorreana, Açores

Os campos e a fábrica de chá da Gorreana começaram a sua actividade no século XIX e ainda hoje é a mesma maquinaria que processa as folhas de Camellia sinensis que dão origem ao chá dos Açores.
Os visitantes são convidados a conhecer toda a fábrica, um autentico museu, e provar as várias variedades de chá aí produzidas.

Ler mais sobre a fábrica e plantações de chá da Gorreana.

3. Fumarolas das Furnas

Fumarolas das Furnas, Açores
Fumarolas das Furnas, Açores

As fumarolas são uma das manifestações da actividade vulcânica existente na ilha de São Miguel e o melhor local para a observar é nas Furnas. Os vapores são libertados, não só pela rocha mas também pelos muros, sarjetas e nascentes de águas termais, que deve sem dúvida provar. É uma experiência inesquecível…

Ler mais sobre as Fumarolas das Furnas

4. Parque Terra Nostra

Tanque de águas termais no Parque Terra Nostra, Açores
Tanque de águas termais no Parque Terra Nostra, Açores

O parque Terra Nostra fica nas Furnas e foi recentemente considerado um dos mais belos jardins do mundo. Alberga uma das maiores colecções de camélias existente, entre outras espécies de flora. Neste parque encontra-se ainda uma piscina de águas férreas termais de cor acastanhada e com uma temperatura média de 25º, ideal para um banho relaxante.

Ler mais sobre o Parque Terra Nostra, nos Açores

5. Ermida do Monte Santo

Ermida de Monte Santo, Água de Pau, Açores

A ermida de Nossa Senhora do Monte Santo fica na localidade de Água de Pau, na costa sul da ilha de São Miguel e assinala o local de aparições de Nossa Senhora ocorridas em 1910. A sua localização e cores vivas fazem deste um miradouro a não perder.

6. Arte urbana em Ponta Delgada

Arte urbana nas ruas de Ponta Delgada, Açores
Arte urbana nas ruas de Ponta Delgada, Açores

Pelas ruas de Ponta Delgada encontram-se alguns bons exemplos de graffitis que, ao contrário do que por norma acontece nos grandes centros urbanos, não são simples actos de vandalismo, mas sim verdadeira arte. A maioria destes foram criados no âmbito do festival de arte pública Walk & Talk e estão devidamente identificados.

Faça aqui uma visita a Ponta Delgada

7. Igreja da Senhora da Vitória

Igreja da Senhora da Vitória, Furnas, Açores
Igreja da Senhora da Vitória, Furnas, Açores

A igreja da Senhora da Vitória fica nas margens da lagoa das Furnas, numa zona muito bonita para um picnic ou para uma sesta depois de um bom cozido. A sua arquitectura e o facto de ser toda feita em pedra dá-lhe um aspecto enigmático.

Ler mais sobre a Lagoa das Furnas

8. Cozido das Furnas

Homens a preparar o cozido das Furnas, Açores
Homens a preparar o cozido das Furnas, Açores

Talvez o prato mais tradicional dos Açores, este cozido é confeccionado nas caldeiras, nas margens da lagoa das Furnas, recorrendo unicamente ao calor que emana da terra. O resultado final pode ser experimentado num dos vários restaurantes existentes. O tempo de cozedura é de cerca de 6 horas.

Saiba onde comer o cozido das Furnas

9. Estufas de Ananases

Plantações de ananás nos Açores
Plantações de ananás nos Açores

A cultura do ananás foi introduzida nos Açores em 1850 e é ainda hoje aí produzido em estufas de vidro. Na quinta de Augusto Arruda na Fajã de Baixo, pode visitar gratuitamente umas quantas destas estufas e observar as várias etapas da produção deste fruto.

Ler mais sobre a plantação de ananases na ilha de São Miguel

10. Vista do Rei

Miradouro da Vista do Rei, lagoa das Sete Cidades, Açores
Miradouro da Vista do Rei, lagoa das Sete Cidades, Açores

A vista do Rei é o nome dado ao mais famoso miradouro dos Açores, com uma vista privilegiada para a lagoa das Sete Cidades. É um local de visita obrigatória onde é possível observar as diferentes tonalidades das águas das lagoas: o verde e o azul.

Ler mais sobre os miradouros das Sete Cidades

11. Igreja do Santo Cristo

Igreja do Santo Cristo em Ponta Delgada, Açores
Igreja do Santo Cristo em Ponta Delgada, Açores

A igreja do Santo Cristo dos Milagres insere-se no convento da Esperança em Ponta Delgada e é aí venerada a imagem do Santo Cristo dos Milagres, a mais antiga e maior devoção popular do país, cujas festas se celebram no quinto domingo após a Páscoa.

12. Portas da Cidade

Portas da Cidade de Ponta Delgada à noite, Açores

As portas da cidade de Ponta Delgada dão as boas vindas a quem chega à ilha. No largo em frente encontra-se a estátua do descobridor Gonçalo Velho Cabral e por trás fica a igreja matriz de São Sebastião com uma lindíssimo pórtico Manuelino.

Leia mais sobre este e outros locais em Ponta Delgada

13. Ponta da Ferraria

Águas termais na Ponta da Ferraria, Açores
Águas termais na Ponta da Ferraria, Açores

No extremo oeste da ilha fica a estância termal da Ferraria. O edifício foi recentemente recuperado e aí funcionam as termas e um restaurante. Mais à frente, numa paisagem quase lunar, fica a piscina natural, no próprio mar, onde uma nascente termal mantém as águas sempre quentes.

Ler mais sobre a Ponta da Ferraria

14. Lagoa Azul

Lagoa Azul nas Sete Cidades, Açores

A lagoa azul é uma das partes da lagoa das Sete Cidades. A suas águas são normalmente calmas e, naturalmente, mais azuis que as da lagoa verde, convidando assim à pratica de desportos aquáticos, como a canoagem ou o stand up paddling.

Ler mais sobre as lagoas da Sete Cidades

15. Lagoa de Santiago

Lagoa de Santiago nas Sete Cidades, Açores
Lagoa de Santiago nas Sete Cidades, Açores

A lagoa de Santiago à a terceira maior da cratera das Sete Cidades e apresente uma água de um tom verde muito forte. As encostas de grande declive tornam o nível da água de muito difícil acesso.

16. Campos de pastagem

Campos de pastagem de vacas na Ilha de São Miguel
Campos de pastagem de vacas na Ilha de São Miguel

Elas estão por todo o lado e são verdadeiramente uma mascote da ilha: as vacas leiteiras. Se viajar com carro alugado perca-se pelos caminhos mais rurais. Pela manhã e ao fim da tarde vai poder observar de perto a ordenha que é feita nas próprias pastagens.

17. Caldeira Velha

Caldeira Velha na ilha de São Miguel, Açores
Caldeira Velha na ilha de São Miguel, Açores

Um dos locais de maior beleza natural da ilha de São Miguel é a Caldeira Velha. Fica na encosta da Serra da Água de Pau, a mesma onde fica a lagoa do Fogo, a poucos quilómetros da Ribeira Grande. A água que escorre pelas encostas é aquecida por uma caldeira vulcânica, num vale rodeado de verde, onde se destacam os enormes fetos.

Ler mais sobre a Caldeira Velha

18. Aqueduto

16878993009_b1a067e3bb_o
Aqueduto próximo das Sete Cidades, Açores

Este aqueduto de pedra localizado nas encostas do vulcão das Sete Cidades vale uma paragem para apreciar a enorme diversidade de musgos que cobrem as suas pedras e que apresentam vários tons de verde a até de alaranjado!

19. Ruínas do Hotel Monte Palace

Ruínas do Hotel Monte Palace, Açores
Ruínas do Hotel Monte Palace, Açores

O hotel Monte Palace marca a visita ao miradouro da Vista do Rei sobre a lagoa das Sete Cidade. Esteve aberto durante apenas um ano e meio no final da década de 80 e acabou totalmente pilhado e vandalizado depois de 2010. Não há qualquer vedação, guarda ou proibição de entrada, pelo que as ruínas atraem a visita de muitos dos forasteiros que por aqui passam.

Saiba mais sobre este hotel abandonado nos Açores

20. Lagoa do Fogo

Lagoa do Fogo na ilha de São Miguel, Açores
Lagoa do Fogo na ilha de São Miguel, Açores

No topo da Serra da Água de Pau fica a mais alta lagoa da ilha de São Miguel: a lagoa do Fogo, com águas de um tom azul bem forte. É possível descer até à água por um trilho na sinuosa encosta. Do topo, se não estiver nevoeiro é possível avistar grande parte da ilha, nomeadamente Ponta Delgada e o vulcão das Sete Cidades.

Ler mais sobre a Lagoa do Fogo

21. Caldeiras da Ribeira Grande

Caldeiras da Ribeira Grande, Açores
Caldeiras da Ribeira Grande, Açores

Embora não tão conhecidas com as das Furnas, as caldeiras da Ribeira Grande é um espaço que merece uma visita. Nota-se o esforço das entidades locais em promover este espaço, onde já funcionou uma estância termal para a aristocracia e onde é igualmente possível cozinhar com o calor da terra.

Ler mais sobre as caldeiras da Ribeira Grande

22. Miradouro do Pico do Ferro

Lagoa das Furnas vista do miradouro do Pico do Ferro, Açores
Lagoa das Furnas vista do miradouro do Pico do Ferro, Açores

Esta é a vista da lagoa das Furnas partir do miradouro do Pico do Ferro. Nem sempre a meteorologia o permite, já que frequentemente o local está coberto por nevoeiro. Quando está bom tempo pode-se daqui admirar todo o vale das Furnas, desde a lagoa até à vila.

Veja mais imagens do miradouro do Pico do Ferro

23. Poça da Dona Beija

Termino esta lista com um dos mais agradáveis locais para banhos termais na ilha de São Miguel. Águas quentes e límpidas num espaço muito bem cuidado tornam este num dos locais mais procurados nas Furnas.

Poça da Dona Beija nas Furnas
Poça da Dona Beija nas Furnas

Saiba mais sobre os banhos na Poça da Dona Beija

Organizar a sua viagem

Cinco dias é suficiente para visitar todos estes locais com relativa calma. Os Açores não gostam de pressas por isso, se poder, vá mais tempo!

Alugar carro nos Açores

Nas vezes que fui à ilha de São Miguel optei sempre por alugar carro, já que nos dá a liberdade de gerir o tempo disponível e de explorar locais que recorrendo aos transporte públicos se tornam complicados ou impossíveis.

A minha sugestão é que faça a sua reserva neste site Rentalcars Açores, já que vai conseguir um preço mais barato do que alugando directamente nas agências. Eu escolhi sempre carros da Ilha Verde e correu sempre bem. Boa viagem!

Alugar carro nos Açores

Carro alugado na ilha de São Miguel, Açores
Carro alugado na ilha de São Miguel, Açores

Hotéis na ilha de São Miguel

Depois do que viu está a pensar dar um salto aos Açores e não sabe onde pernoitar? Leia este artigo onde apresento os hotéis onde fiquei quando visitei a ilha de São Miguel. Tenho opções para todos os gostos (ou quase 🙂 )

Os hotéis onde fiquei em São Miguel, Açores

Hotel Terra Nostra, Ilha de São Miguel, Açores
Hotel Terra Nostra nas Furnas, Ilha de São Miguel, Açores

Hoteis na Ilha de São Miguel

Mapa dos Locais

Descarregue aqui o mapa dos locais a visitar na ilha de São Miguel. Pode abri-lo com aplicações como o Google Earth ou Maps.me.

Artigo anterior Viajar nos passos de São Paulo
Próximo artigo Fábrica e campos de chá da Gorreana
Olá! Eu sou o Samuel, autor do artigo que acabou de ler. Como você, também gosto de viajar e descobrir povos e lugares. Partilho neste blog as experiências vividas nos vários países por onde já andei. Pode saber mais sobre mim na página <a href="https://dobrarfronteiras.com/sobre-autor-david-samuel-santos/">Sobre o autor</a>. Espero que tenha gostado e, se tiver alguma coisa a acrescentar, deixe um comentário abaixo.

65 COMENTÁRIOS

  1. Em outubro vou pela quinta vez a S Miguel……. ainda tenho tanta coisa para ver. nesta ilha ha sempre algo que nos vai passando em cada visita. Amo os Açores especialmente S Miguel

  2. já agora sugir alterar a “Igreja da Senhora da Vitória” por “Mata Jardim José do Canto” conforme o google maps sugere, ou alterera no google maps para que haja correlação.

  3. A não perder Ribeira de Caldeirões na Achadinha e a cascata Salto do Prego próxima da Ribeira Grande

  4. Se alguém souber me indicar uma boa época do ano para ir lá eu agradeceria, não sei como é o inverno nesse local

    • Querollen, a meteorologia em São Miguel é muito incerta. Costuma dizer-se que há as 4 estações no mesmo dia. É muito provável que apanhe alguma chuva. Claro que se for no inverno é mais provavel ainda.

  5. Parabéns pela seleção de locais a visitar em São Miguel. Conheço bem a Ilha. É excelente para quem procura férias para descansar em harmonia com a Natureza. Sugeria apenas um local adicional para acrescentar à lista dos 23 locais e que por acaso também descobri recentemente (Julho/2016): Lagoa do Canário, muito perto da Vista do Rei e das Sete Cidades. É um local de visita “obrigatória”, tal como a Vista do Rei ou a Lagoa do Fogo!

    • Olá Manuela,
      Sem dúvida que a lagoa do Canário e respectivo miradouro iram fazer parte desta lista. As fotos que já vi do local são maravilhosas, mas das duas vezes que estive na ilha não consegui lá ir, uma porque quando cheguei o aceso já estava fechado e, da outra estava tanto nevoeiro que achei que era desperdiçar tempo.
      Obrigado na mesma pela sugestão!
      🙂

  6. Olá, Samuel, andava a fazer umas pesquisas pois vamos a S. Miguel em Julho e eis que surge esta maravilha. Obrigada pela partilha e vamos seguir as tuas sugestões! Bjs para ti e para a minha Prof favorita!

    • Olá Beatriz, Tudo bem?!
      A Andreia e o João Tomás também mandam beijinhos para ti.
      Boa viagem para vocês!
      P.S.: Se utilizarem os links do artigo para alugar carro e hotel, ficamos agradecidos 🙂
      Bjs

  7. Gostei muito, vou visitar a ilha em Agosto temo que seja muita gente ,porque quero ver toda a ilha.
    Obrigado por partilhar a tua experiência foi muito útil.

    • Olá Ana, Obrigado pelas vossas palavras. Fico feliz por saber que gostaram e que foi útil o que aqui leram. Boas viagens!

  8. Olá David.
    Somos uma família de Tomar e na nossa visita à São Miguel, que eu espero ser a primeira de muitas, seguimos as suas sugestões e ficamos maravilhados com tudo o que vimos.
    Além das sugestões, as indicações pelo mapa foram cruciais e nos ajudaram a fazer as escolhas dos locais a visitar em cada dia.
    Obrigado e Parabéns!!!!

  9. sou de Lisboa e já vivi em Ponta Delgada, Ilha do meu coração, nem sei quantas voltas deu à ilha.
    Vivi lá nos anos 80 e voltei a visitar “a minha ilha” e meus amigos em 2010, não tenho palavras para descrever os meus sentimentos, eu amo a Ilha de S. Miguel. Abraços

  10. Se me é permitido, acrescento mais alguns locais: na zona de “Nordeste” subir à serra da Tronqueira e ir à “Ponta do Sossego”. Nas 7 cidades não esquecer as “lagoas empadadas”. Passando em “Água de pau” descer à “Caloura”

    • Amilcar, agradeço em nome dos restantes leitores a sua partilha destes lugares. O artigo é sobre o que eu conheci nos poucos dias que por lá andei, pelo que é bom ter este enriquecimento com as suas sugestões. Abraço

  11. Costumo dizer que, do que conheço, S. Miguel é o melhor lugar do mundo. Há cerca de 20 anos vivi lá 6 meses, depois voltei mais 2 vezes de férias, a última em 2003. finalmente vou voltar lá daqui a 1 mês. Concordo com a escolha de todos estes lugares e quero acrescentar , por exemplo, que é possível, de carro, a partir da “Vista de Rei” percorrer sempre pelo topo da caldeira das 7 cidades, com vista de um lado para as lagoas e do outro para o mar até ao “Aqueduto”

  12. Como é que ainda não fui aos Açores? Penso que estou à espera de arranjar um ou dois meses para conseguir explorar as ilhas como deve ser. A caldeira Velha deve ser mesmo maravilhosa!

  13. Sou fã dos Açores e, apesar da ilha de São Miguel não ser a minha preferida, reconheço que em termos de beleza natural tem muitos locais fantásticos. Grande abraço e obrigado pela lista.

  14. Que delícia esse lugar! Lindo e cheio de coisas legais para fazer! Ainda não conhecia, mas agora já está na minha lista de lugares que quero conhecer, rs.

  15. Que lugar lindo! Estou vendo que preciso ir logo a Portugal, cada lugar maravilhoso! Aquela caldeira velha, que delícia. E a Lagoa do Fogo, que linda! Adorei estou conhecendo lugares incríveis através deste Post

  16. Visitei os Açores (S. Miguel) pela primeira vez em Setembro do ano passado, pelo mesmo motivo: tornou-se mais fácil e barato viajar até lá. Realmente, é um dos locais mais bonitos de Portugal! Esta lista é excelente e inclui alguns locais que não cheguei a visitar, mas que já anotei para uma próxima viagem. Deixo também a dica: Poça da Dona Beija, nas Furnas. 😉

    • Eu o ano passado acabei por ir duas vezes e na segunda fui à Poça da Dona Beija. 🙂 Para banhos preferi a Caldeira Velha e o Parque Terra Nostra, já que a Poça tem demasiada gente e o espaço está a meu ver demasiado artificial

  17. É uma grande falha da minha parte ainda não ter viajado até aos Açores, talvez o faça ainda em 2016. Se assim for, vai ser este guia para me orientar na minha viagem!

  18. Ainda não tive oportunidade de conhecer Portugal. Estou planejando minha próxima trip justamente para lá. Dicas vieram em excelente momento! Vou tentar encaixar alguns destes pontos no meu roteiro. Obrigado 🙂

    • Gabriel, é bem vindo a Portugal! Agora tem voos low cost para a ilha de São Miguel. Vá nem que seja por 2 dias, aluga um carro e fica a conhecer esta ilha maravilhosa!

  19. Optimo post, muito completo! 🙂 Adorei São Miguel … a Lagoa do Fogo está no meu Top dos lugares mais bonitos que já vi… 🙂

  20. Estou a pensar visitar São Miguel e gostei deste “Top 23”.
    Alguém me pode esclarecer qual é a melhor altura para visitar? No Verão está tudo mais seco ou as paisagens, e o chão, estão sempre verdes? E esta foto é onde?

    • Olá Ana, Essa foto parece-me ser na Ribeira dos Caldeirões, um local que eu não visitei mas onde certamente irei numa próxima e, pelas imagens que tenho visto, me obrigará a rever esta lista.
      O clima nos Açores é muito incerto. Eu já fui duas vezes a São Miguel, no inverno (Novembro e Fevereiro) e tive muita sorte com o tempo, pouca chuva apanhei. Mesmo no Verão o chão está verde. Talvez não tanto como no inverno, mas está verde.
      Na Primavera e Verão terá a vantagem de ter as hôrtensias em flor, uma das imagens de marca dos Açores.
      Boa viagem

      • Obrigada pela resposta. Fui à Madeira em Setembro e estava menos verde e menos flores do que via em fotos (incluindo hortenses). E estou com receio que aconteça o mesmo porque pensei ir na mesma altura.
        Procuro alugar um imóvel para 5 pessoas, aconselha algum ou alguma zona?

        • Sabe que as fotos por vezes também enganam um pouco 🙂 Mas o clima dos Açores é bem diferente do da Madeira e, mesmo no Verão chove com frequência.
          Quanto ao alojamento, como é muita gente, sugeria-lhe procurar no Airbnb. Nunca usei o serviço, mas como dá para alugar apartamentos e outros alojamentos semelhantes, pode ser uma boa opção.
          Outra sugestão é a Quinta de Santana http://www.booking.com/hotel/pt/quinta-de-santana.html?aid=375935
          Aqui já fiquei, é um espaço muito agradável, tipo aparthotel. Da primeira vez gostei muito, mas da segunda, talvez porque era mais inverno, o apartamento em que fiquei, cheirava um bocado a humidade.
          A ilha é relativamente pequena. Se ficarem em Ponta Delgada e alugarem carro, facilmente visitam toda a ilha.

    • Eu acho que a melhor altura para visitar São Miguel é em Setembro. E sim, esta imagem é da ribeira dos caldeirões. Achada- Nordeste. Um sítio que não pode perder 😉

    • Caro Luís, Obrigado pelas suas partilhas!
      Fiz esta lista com base naquilo que visitei na minha primeira viagem à ilha. Para a semana volto lá e depois talvez reveja alguns dos lugares.
      Abraço

  21. Já conheço a ilha da Madeira. Depois destas 23 maravilhas o próximo passo é ir também aos Açores. Obrigado pelo incentivo!

    • Olá Paulo,
      Nesta primeira vez optei por um banho no tanque do parque Terra Nostra, mas na próxima irei à poça da Dona Beija. Obrigado pela dica 😉

  22. o ilheu de vila pranca é um sitio muito visitado no verao muito popular para os touristas nem se quer foi mencionada

    • Caro António,
      Obrigado por ter deixado a sua opinião.
      Como deve ter reparado este é um blog pessoal, no qual escrevo apenas sobre aquilo que conheço e visito (e quando não o faço isso está bem explicito). Na época do ano em que estive em são Miguel não havia barco para o ilhéu, logo não visitei. Daí não estar nesta lista.
      Tem mais algum local que queira sugerir para uma próxima visita?
      Abraço
      Samuel

Comentários estão fechados.